Autor: LUCIO JOSE DUARTE

Data da Defesa:  14/12/2011

RESUMO Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar o processo de configuração da identidade gerencial de professoras no exercício de cargos de direção da alta hierarquia em uma Instituição Federal de Ensino Superior em Belo Horizonte. Para dar suporte à pesquisa empírica, foi elaborado um aporte teórico consubstanciado nos estudos sobre Identidade e, para a compreensão da configuração identitária gerencial, foram utilizadas as dimensões de análise propostas por Hill (1993). Buscou-se também fundamento em reflexões sobre as relações de gênero no mundo do trabalho, nas concepções do trabalho gerencial e nas discussões inerentes ao gestor de Instituições de Ensino Superior. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e de abordagem qualitativa. Quanto aos meios, configura-se em um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são cinco professoras que ocuparam cargos de diretoras na alta hierarquia da Instituição, no momento da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e de entrevistas com roteiros semiestruturados e foram submetidos à análise de conteúdo. O processo de análise dos dados passou pelo modelo desenvolvido por Melo (1991), que consiste nas fases de preparação, tabulação quantitativa, tabulação temática e confronto com a teoria. Constatou-se que exercer o cargo de gestora significa, para as entrevistadas, gerenciar pessoas e consequentemente conflitos, e que chegar à alta hierarquia decorre da competência, do reconhecimento e da trajetória na Instituição. A pesquisa também demonstrou que a função constitui grande aprendizado e desafio. As entrevistadas perceberam a importância dos subordinados para o sucesso das tarefas e adotaram um estilo de gerência mais interativo, mais participativo, menos autoritário e mais informal, visando garantir o desenvolvimento do trabalho gerencial com respaldo em uma equipe motivada e produtiva. As principais facilidades foram a experiência profissional e a maturidade das gestoras, e as dificuldades perpassaram pelos entraves burocráticos inerentes à administração pública. O relacionamento interpessoal surgiu como facilidades e pontos positivos, mas também como dificuldades e pontos negativos, o que revela a complexidade e ambiguidade do papel gerencial, pois os gerentes são envolvidos com pessoas que frequentemente têm necessidades conflitantes. Os resultados da pesquisa em relação às gestoras pesquisadas indicaram três considerações: a configuração da identidade gerencial se deu no exercício de gerências intermediárias exercidas anteriormente na Instituição e não na gerência de alto nível, nesta, houve um processo de re-configuração; o desenvolvimento de uma forte identificação com a Instituição na qual trabalham; e um empoderamento gerencial das gestoras pesquisadas.

Palavras-chave: Identidade. Identidade gerencial. Gênero. Identificação. Empoderamento.

ABSTRACT This work aims at describing and analyzing the configuration process of the professors managerial identity occupying high hierarchy management positions in a Federal College Institution located in Belo Horizonte. In order to support the empirical research, a theoretical approach was developed embodied in the study of identity and the dimensions of analysis proposed by Hill (1993) was used for the understanding of the management identity. It was also sought comments on the grounds of gender relations in the workplace concerning the conceptions of the managerial work and the discussions inherent to the managers of the College institutions. This research is characterized as descriptive and has a qualitative approach. Regarding the means it is a case study. The subjects of the study are five professors who occupied positions in the high hierachy of the institution at the time of the reserach. Data collection was carried out through a social demographic questionnaire and interviews with semi-structured scripts and they were subjected to content analysis. The process of analyzing the data was based on the model developed by Melo (1991) which consists of stages of preparation, quantitative tab, theme tab and confrontation with the theory. Exerting management positions for the ones who were interviewed means managing people and consequently conflicts. Reaching the higher ranks of power stems from the recognition and trajectory in the institution. The position is a great learning and challeging experience. They have realized the importance of the subordinates to have success on the tasks and they have adopted a management style more interactive, more participatory, less authoritarian and more informal in order to ensure the development of managerial work supportted by a motivated and productive team. The main features were the professional experience and the maturity of the management and it has pervaded by the difficulties inherent to the public administration bureaucracy. The interpersonal relationships emerged as facilities and strengths, but also difficulties and drawbacks. This reveals the complexity and the ambiguity of the managerial role because managers are involved with people who often have conflicting needs. The results of the research regarding managers studyed indicated three topics: the configuration of identity management has been performed in the management conducted earlier in the institution and not in the senior management where there was a process of reconfiguration, the development a strong identification with the institution in which they work, and a managerial empowerment of the managers studyed.

Key-words: Identity. Managerial identity. Gender. Identification. Empowerment

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações