Autor: JOÃO MARCELO RIBEIRO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/02/2013

RESUMO Este estudo teve como objetivo identificar e analisar, na percepção da gerência intermediária, as relações de poder e o exercício do controle, considerando SI utilizado, em uma instituição pública federal de ensino superior, com sede em Belo Horizonte. O referencial teórico abordou os sistemas de informações, as relações de poder nas organizações e a função gerencial. A pesquisa empírica caracterizou-se por ser descritiva, com abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. A unidade de análise foi o CEFET-MG, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, uma instituição centenária, que oferta três níveis de ensino: o técnico, o superior e o ensino de pós-graduação lato e stricto sensu, tratando-se de uma instituição pública, uma autarquia ligada ao MEC. Tendo em vista a importância muitas vezes negligenciada dos gerentes intermediários nas organizações, esta investigação elegeu essa categoria como sujeitos de pesquisa. Foram entrevistados seis gerentes da instituição, todos técnico-administrativos de carreira ocupantes de gerências intermediárias nas áreas administrativas da instituição. Em relação às atividades executadas antes e após a implantação do sistema de informações, foi constatado que antes essas atividades eram mais difíceis de serem realizadas, os sistemas anteriormente utilizados eram ultrapassados, lentos e não forneciam informações gerenciais. Os resultados da pesquisa apontam a percepção de que o trabalho ficou mais fácil após a implantação do sistema, que sendo mais moderno fornece várias informações gerenciais, em apoio às atividades dos gerentes entrevistados. Outro achado do estudo diz respeito à dicotomia entre os benefícios e os malefícios proporcionados pelo uso da tecnologia nas organizações. Se, por um lado, a informação vem mais fácil, por outro, pode haver uma espécie de empobrecimento das relações entre as pessoas. Entre as manifestações de poder encontradas destaca-se a atuação do SI em funcionar como uma ferramenta de dominação-submissão ao impor regras e métodos de trabalho, ao proporcionar aos níveis gerenciais informações acumuladas sobre a organização, sobre suas operações e seus participantes. Reforça-se então o poder da organização sobre suas operações e seus participantes. Foi possível ainda perceber que o poder não atua somente no nível negativo através da coerção, proibição e sanção, mas também positivamente, no nível do desejo e do saber. As manifestações de poder apontam também o prazer na atividade gerencial dos gestores médios, notadamente na produção intelectual dos entrevistados. A face do controle revela o controle da sede da instituição sobre suas unidades, o controle da instituição sobre o trabalho e seus participantes, pois no SI, praticamente tudo é rastreável e não é qualquer pessoa que acessa o sistema, tem que haver uma permissão. O uso do SI reforça o exercício do controle o qual reforça o poder da organização, pois os saberes acumulados no sistema transformam-se em bases de poder disponíveis para os gerentes. Estão articulados o exercício do controle e o poder, também o sistema de informações, visto que o uso do sistema de informações reforça o controle o qual reforça o poder da organização.

Palavras-chave: Relações de Poder. Universidade. Gerência Intermediária. Gerentes Administrativos. Função Gerencial. Sistema de Informações. Dinâmica Organizacional.

ABSTRACT This study aimed to identify and analyze the perception of middle management, power relations and the exercise of control, considering the information system – IS used in a federal public institution of higher learning, based in Belo Horizonte . The theoretical addressed information systems, the power relationships in organizations and managerial function. Empirical research has been characterized by being descriptive, qualitative approach, consisting in a case study. The unit of analysis was the CEFET-MG, Federal Center of Technological Education of Minas Gerais, century-old institution, which offer three levels of education: the mid-level technical education, the higher and postgraduate education lato and stricto sensu, It is a public institution, an autarchy connected to the MEC. Given the often neglected importance of middle managers in organizations, this research chose this category as research subjects. Proceeded to interview six managers of the institution, all technical[1]administrative career and occupants of middle management in the administrative areas of the institution. In relation to activities undertaken before and after the implementation of the information system, it was found that before these activities were more difficult to achieve, the systems previously used were outdated, slow and did not provide management information. The search results indicate the perception that the work became easier after implementing the system, which is more modern provides various information management in support of the activities of the managers interviewed. Another finding of the study concerns the dichotomy between the benefits and hazards of using technology in organizations. If, on one hand, the information is easier, it could also be a kind of depleting the relationships between people. Among the manifestations of power found highlights the role of IS in function as a tool of domination-submission to impose rules and working methods, to provide managerial levels accumulated information about the organization, about its operations and its participants. Then it reinforces the power of the organization about its operations and its participants. It was also possible to observe that the power not only operates in the negative level through coercion, prohibition and punishment, but also positively by the level of knowledge and desire. Manifestations of power point also pleased the administrative tasks of middle managers, especially in the intellectual production of the respondents. The face reveals the control of head office control over their units, control over the work of the institution and its participants, as in IS, virtually everything is traceable and there is any person who accesses the system, there must be a permission. The use of IS enhances control exercise which strengthens the power of the organization as accumulated knowledge in the system are transformed into power bases available to managers. The power and the control are articulated, also the information system, since the use of the IS enhances control which strengthens the power of the organization.

Keywords: Power Relations. University. Middle Management. Administrative managers. Managerial Function. Information System. Organizational Dynamics.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora

 

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