Mestrando(a): JANE GOMES DE OLIVEIRA

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Este estudo está centrado nas reflexões acerca das mutações sofridas pela educação ao longo dos tempos e do aparecimento de um novo perfil para o profissional requerido pelo mercado. Considerando esse cenário e a exigência de novas competências, faz-se necessário pensar e mapear quais seriam as competências profissionais adequadas ao ambiente a partir de um dos atores envolvidos no processo, o docente de ensino superior. A pesquisa objetivou descrever e analisar as competências do docente de graduação de administração na percepção de alunos e professores de duas instituições privadas de ensino superior de Belo Horizonte. Nessa investigação procurou-se identificar as competências do docente de graduação de Administração; descrever e analisar essas competências e comparar os resultados entre os grupos investigados, identificando traços comuns e díspares. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa foi de natureza descritiva, com abordagem qualitativa sendo utilizado um estudo de caso. Foi desenvolvido um estudo empírico com 30 alunos formandos e 20 professores do curso de Administração, sendo 15 alunos e 10 professores de cada instituição pesquisada a partir de entrevistas semi-estruturadas e da técnica complementar de análise de desenho. Os resultados apresentados mostram que o docente de graduação frente a tantas mudanças deve levar em conta a capacidade de lidar com incertezas, com vários desafios. O cenário atual exige que seja ressignificado o perfil do docente de graduação de Administração. Ele deverá conhecer e participar dos processos decisórios, alinhando o Projeto Pedagógico do Curso – PPC, o Projeto de Desenvolvimento Institucional- PDI e o Projeto Pedagógico Institucional- PPI. A vulnerabilidade deste profissional exige mudança de comportamento. Configura-se neste momento um professor se deparando com inúmeros desafios onde o principal é conciliar todas as atividades exigidas pela função. Ao assumir a docência, o indivíduo se depara em seu cotidiano com atribuições, barreiras e pressões que irão desafiar constantemente a sua capacidade.

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Professores Drs. da Banca:

Profª Talita Ribeiro da Luz – Faculdade Novos Horizontes.

Profª Drª Kely César Martins de Paiva – Faculdade Novos Horizontes

Profª Drª Adriane Vieira – FEAD