Autor: SHEILA BATISTA DOS SANTOS

Data da Defesa:  31/08/2011

RESUMO A capacitação dos servidores públicos é uma temática desafiadora para os gestores públicos − em especial, para os profissionais que trabalham diretamente na área de Recursos Humanos empenhados em adequar as necessidades de sua instituição à legislação vigente em cumprir seu papel social, que é prestar serviços de qualidade e eficiência no contexto atual. Esta pesquisa teve por objetivo conhecer, descrever e analisar as ações de capacitação desenvolvidas pelas instituições CEFET-MG e UFMG tendo por norte os decretos 5.707/2006, 5.825/2006 e a temática “Aprendizagem nas organizações”. A metodologia usada apoiou-se em pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, para investigar tais questões. Foram analisados relatórios de gestão das instituições no período de 2003 a 2009 e demais informações no sítio das instituições como primeira etapa para a coleta de dados. Em seguida, foram realizadas entrevistas com servidores que atuam na área de Gestão de pessoas e servidores que ocupam cargo de chefia no CEFET-MG e na UFMG, buscando conhecer e inferir sobre sua percepção quanto à capacitação e à profissionalização dos servidores públicos, bem como sobre a temática em voga no contexto atual, “Aprendizagem organizacional”. Procedendo-se à análise de conteúdo das informações contidas nas entrevistas, constatou-se que as organizações têm investido, de acordo com sua realidade, na qualificação e valorização de seus servidores e que tais ações têm contribuído para melhorar a qualidade na prestação de serviços.

Palavras-chave: Capacitação. Profissionalização no serviço público. Aprendizagem organizacional.

ABSTRACT The training of public employees is a challenging issue for public administrators, especially for professionals who work directly in the field of human resources, to adequate the needs of their institutions according to the current legislation and to carry out their social function that is the offer of qualified and efficient services. This research aimed to understand, describe and analyze the training activities undertaken by institutions CEFET-MG-CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS and UFMG-UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS based on the official decisions numbered 5.707/2006, 5.825/2006 and the issue of learning in organizations. The methodology used was documental research and semi structured interviews to investigate such matters. There were analyzed management reports from the period of 2003 to 2009, and complementary information from the institutions websites as the first step for data collection. Then interviews were conducted with employees who work in the area of people management and employees who occupy positions of leadership at CEFET-MG and UFMG in order to know and infer about their feelings on the issue of training and professionalization of public employees in the context of organizational learning. After analyzing the content of the information from the interviews, it was found that organizations have invested according to the area of training and qualification of their employees and also that such actions have contributed to the quality of service offer.

Keywords: Training. Professionalism in public service. Organizational learning.

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz – Orientadora