Autor: MARCIO CUNHA PIRES

Data da Defesa:  22/07/2011

RESUMO Este trabalho objetivou analisar a utilização do geomarketing como ferramenta para a escolha da localização do ponto de venda no ramo varejista por pequenas e médias empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas se deparam com novos desafios para se manterem no mundo dos negócios. Assim, é crescente o número de empresas que buscam ferramentas que possibilitem analisar informações de mercado por meio de relatórios e gráficos, de modo a facilitar assim uma possível tomada de decisão. Nesse contexto, as necessidades do comércio varejista nacional integram funções clássicas de operação comercial: procura e seleção de produtos; aquisição, distribuição e comercialização; e entrega. Este setor é caracterizado por ser tradicional absorvedor de mão de obra historicamente menos qualificada que a empregada no setor industrial e pela alta rotatividade do emprego. Ainda, tem em seu mercado-alvo uma das informações mais importantes e estratégicas. Observou-se ao longo desta pesquisa que os gestores utilizam o geomarketing para várias finalidades, desde identificar o potencial de uma região no mercado até verificar o desempenho de uma unidade ou de um produto, permitindo decidir ações que possam trazer benefícios para a organização. Dessa forma, o geomarketing é uma ferramenta indispensável para quem vai abrir um negócio, pois seu uso pode aumentar a probabilidade de acerto da escolha da localização. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa.

Palavras chave: Geomarketing. Varejo. Ponto de venda.

ABSTRACT This study aimed to analyze the use of geomarketing as a tool for choosing the location of point of sale in the retail industry by small and medium-sized enterprises associated with the Chamber of Shopkeepers of Belo Horizonte. Faced with an increasingly competitive market, companies are faced with new challenges to stay in business. Thus, an increasing number of companies looking for tools that allow analyzing market information through reports and graphs, so one can thus facilitate decision-making. In this context, the needs of national retailers integrate traditional functions of commercial operation: search and product selection, purchase, distribution and marketing, and delivery. This sector is characterized by being traditional absorber of labor historically less qualified than the employed in the industrial sector and high job turnover. Also, have your target market in one of the most important and strategic information. It was observed during this research that managers use geomarketing for various purposes, from identifying the potential of a region in the market to verify the performance of a unit or a product, allowing you to decide which actions can bring benefits to the organization. Thus, geomarketing is an indispensable tool for those who will open a business, because its use may increase the likelihood of success of the choice of location. This study characterized as a qualitative research.

Keywords: Geomarketing. Retail. Point of sale.

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Orientadora