Autor: ELIANA ALVES DE OLIVEIRA

Data da Defesa:  10/05/2011

RESUMO Nas últimas décadas, a avaliação de políticas e programas governamentais apresenta relevância para as funções de planejamento e gestão das instituições, sendo um instrumento para a administração pública no processo de modernização da gestão governamental. A assistência estudantil, uma política regulamentada recentemente, mas há anos sendo executada, ainda carece de estudo e sistematização. É um tema importante, pois o direito ao acesso e à permanência na escola é garantido pela Constituição Federal de 1988 e sua efetivação deve ser feita por meio de processos de acompanhamento e avaliação de desempenho e resultados. A metodologia adotada foi quantitativa tendo, como meio de investigação, a pesquisa de campo e, quanto aos fins, foi descritiva. Utiliza-se o modelo de referência de Oliveira e Dias (2010), com oito construtos C1 – Articulação, C2 – Assessoria, C3 – Democratização e inclusão, C4 – Comunicação, C5 – Recurso orçamentário, C6 – Apoio socioeconômico e de aprendizagem, C7 – Acesso e Seleção, C8 – Orientação e acompanhamento, objetivando analisar a percepção dos estudantes quanto à execução da Política de Assistência Estudantil nos campi I e II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Para tal, foi utilizado o contexto dos programas implementados no CEFET-MG, por meio das ações, programas e projetos da Política de Assuntos Estudantis. Foram aplicados 128 questionários no campus I e 129 no campus II, totalizando 257 respondentes. Após tratamento dos dados ausentes, foram excluídos 5 questionários, permanecendo o total de 252 questionários válidos para a análise dos dados. Foram analisados primeiramente quanto à consistência no preenchimento e processados com o auxílio do software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Posteriormente, aplicou-se técnica de diferença entre médias, para efetivação das análises comparativas. Observou-se, nos resultados, que houve diferenças mínimas nas médias quanto à percepção dos estudantes dos campi I e II a respeito da Assistência Estudantil. Pesquisas futuras poderão aprimorar o modelo utilizado nesta dissertação e instigar a produção acadêmica de avaliação da Assistência Estudantil.

Palavras chaves: Assistência Estudantil, Avaliação, Indicadores de desempenho.

ABSTRACT In the last decades, the evaluation of politics and governmental programs gives the rightly significance to the planning functions and institutions management, as being instrumental for the public administration in the process of modernizing the government management. The student assistance, a recently regulated activity but since years in operation, is but to these days lacking study and systemization. This is an important subject, as the right to the access and permanency in school is guaranteed by the Federal Constitution of 1988 and its effectuation must be realized through processes of following and valuation of development and results. The adopted methodology was quantitative, having the field research as investigating instrument and, as to the ends, was descriptive. The reference model of Oliveira and Dias (2010) was employed, with eight constructs C1- Articulation, C2- Assessors, C3- Democratization and Inclusion, C4- Communication, C5- Funding Resources, C6- Socioeconomic Assistance and Apprenticing, C7- Access and Selection, C8- Orientation and Follow-up, having as aim the analyses of the students perception about the execution of the Student Assistance Politic, in the campi I and II of the Federal Center of Technologic Education of Minas Gerais.To obtain this, was used the context of the CEFET-MG-implemented programs, through actions, programs and projects of the Politic of Student Affairs . 128 questionnaires were distributed in campus I and 129 in campus II, totaling 257 respondents. After the treatment of the lacking data, 5 questionnaires were excluded, summing 252 of them as valid for the data analysis. These were first analyzed about the consistency of their performance and processed with the aid of the IBM SPSS software (Statistical Package for the Social Sciences). Afterwards, was employed the technique of divergences between media, to effectuate the comparative analysis. The results show that there were minimal differences in the medias as to the perception of the students of campi I and II about the Student Assistance. Further researches may improve the model used in this dissertation and foment an academic production for evaluation of Student Assistance.

Key words: Student Assistance, Evaluation, Fulfilling Indicators.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias – Orientador