Autor: ERICA NORIMAR PACHECO RAMOS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  11/05/2009

RESUMO Percebe-se que o conhecimento é um recurso fundamental para o crescimento dos negócios. Aristóteles preconizava que o poder vem do conhecimento. As organizações estão inseridas em ambientes complexos e turbulentos, e os desafios são cada vez maiores em termos de gestão do conhecimento. Verificar como ocorre a gestão do conhecimento em uma empresa familiar é o objetivo principal desta pesquisa que parte do pressuposto teórico de que a gestão do conhecimento é um dos principais fatores de competitividade das organizações, pois trata-se de um processo estratégico que incentiva a criação, a disseminação e a utilização do conhecimento para promover a melhoria de seus produtos e serviços, e, consequentemente, assegurar o comprometimento com o seu futuro. Para isso, realizou-se uma pesquisa baseada em um estudo de caso de natureza qualitativa. A unidade de análise da pesquisa foi composta pelos gerentes de uma empresa familiar de grande porte. Com os dados gerais, obtidos por meio de observação e de entrevista em profundidade, verificaram-se as percepções e ideias predominantes dos envolvidos sobre o tema e constatou-se a influência da gestão familiar para a formulação de políticas em prol do desenvolvimento dos cargos estratégicos e gerenciais da empresa. Concluiu-se que, no âmbito da especificidade cultural de uma organização familiar, a gestão do conhecimento contribui significativamente para o diferencial competitivo, principalmente quando se adotam práticas de reuniões, grupos de estudo, incentivo à inovação e disseminação do conhecimento por meio do contato pessoal.

Palavra-chave: Gestão do conhecimento. Empresa familiar. Informação. Gestão estratégica.

 

ABSTRACT Realize that knowledge is a key resource for growth of business. Aristotle advocated that the power comes from knowledge. Organizations are embedded in complex and turbulent environments, and challenges are growing in terms of knowledge management. See how the management of knowledge occurs in a family business is the main objective of this research that the theoretical assumption that the management of knowledge is one of the main factors of competitiveness of organizations, because it is a strategic process that encourages the creation the dissemination and use of knowledge to improve your products and services, and hence the commitment to ensure its future. For this, a search based on a case study of a qualitative nature. The unit of analysis of the research was composed of managers of a large family business. With general data, obtained through observation and interview in depth, there was the prevailing perceptions and ideas of stakeholders on the issue and it was the influence of family management for policy formulation for development of strategic positions and management of the company. It was concluded that under the particular culture of a family organization, the management of knowledge contributes significantly to the competitive, especially when they adopt practices of meetings, study groups, encouraging innovation and dissemination of knowledge through personal contact .

Keywords: Knowledge management. Family business. Information. Strategic management.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Diogo Henrique Helal – Orientador

Baixar arquivo: Dissertação Final Érica Norimar Pacheco Ramos