Autor: MARIA APARECIDA DE SOUZA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/09/2008

RESUMO O presente trabalho objetivou identificar se as práticas do controle e poder disciplinar exercidos na IES pesquisada, Centro Universitário Newton Paiva, escolhida pelo requisito de acessibilidade, explicam o grau de satisfação profissional dos docentes. A amostra quantitativa foi constituída por 104 professores da Faculdade de Ciências Aplicadas de vários cursos, de ambos os sexos, com graus de escolaridade e tempos de casa variados e com uma ou mais fontes de renda. Os dados foram coletados por meio da utilização de duas pesquisas. Na quantitativa, foram aplicados questionários estruturados, enquanto na qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis docentes da instituição. Como resultados, as pesquisas apontaram que os docentes estão satisfeitos com a profissão escolhida. Por outro lado, admitem possuir muito trabalho administrativo burocrático, bem como também admitem que, no ambiente de trabalho, há uma grande preocupação com a vigilância e o controle. Tais fatores interferem, em grande parte, segundo eles, na satisfação profissional e pessoal. Percebeu-se também que o homem consegue perceber tais mecanismos de controle com mais evidência do que a mulher, talvez pelo próprio fator cultural. O trabalho também mostrou que, nos modelos em que a remuneração é um construto formador da variável dependente, o controle por resultado é mais evidente do que o controle do resultado por política e estrutura.

Palavras-chave: Instituição de Ensino Superior – poder – poder disciplinar – controle – satisfação no trabalho.

ABSTRACT The present paper aimed at identifying whether the practices of disciplinary control and power, exerted in the researched IES, Centro Universitário Newton Paiva, chosen for the accessibility requirement, explain the degree of professors‘ professional satisfaction. The quantitative sample was constituted by 104 male and female professors from various courses of the College of Sciences Applied, with varied degrees of schooling and service times, and with one or more sources of income. Data have been collected by means of the use of two kinds of research. In the quantitative one, structuralized questionnaires have been applied, while in the qualitative one, semi-structuralized interviews with six professors of the institution have been carried out. The results pointed out that the professors are satisfied with the chosen profession. On the other hand, they admit to have a great deal of bureaucratic administrative work, as well as a great concern with monitoring and control in the work environment. Such factors intervene, to a large extent, in the professional and personal satisfaction, according to the professors. It was also perceived that men are more able than women in the perception of such controlling mechanisms, perhaps due to the cultural factor itself. The paper also showed that, in the models where the remuneration is a formative construct of the dependent variable, the control by result is more evident than the control of the result by politics and structure.

Key Words: Institution of Superior Education – power – disciplinary power – control – work satisfaction

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador

 

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