Mestrando(a): JOSÉ RIOS RODARTE

Orientador(a): MARCO ANTÔNIO DE CAMARGOS

Após a instituição dos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (NDGC) pela Bovespa, juntamente com o cenário de otimismo econômico mundial, elevou-se nos últimos anos o número de Initial Public Offering (IPO) de empresas no mercado brasileiro. Assim como ocorre em outros mercados, retornos positivos são observados no dia da abertura, fenômeno conhecido como underpricing, e efeitos negativos são observados no longo prazo. Este trabalho avaliou o desempenho acionário de empresas brasileiras que realizaram IPO em algum nível de governança diferenciada da Bovespa, entre 2002 e 2007. Na avaliação do desempenho de curto, médio e longo prazos, foram analisados dados de 82 empresas que realizaram IPO no período acima e feitas comparações entre os níveis de governança da Bovespa, mais especificamente o Nível 2 e o Novo Mercado, bem como nos diferentes anos do período. Como proxy do desempenho acionário foram utilizadas as variáveis Initial Returns (IR), Beta, Abnormal Return (AR), Buy-and-Hold Market-Adjusted Returns (BHAR), Average Monthly Market-Adjusted (MMAR) e Valor de Mercado/Valor Patrimonial (VM/VP). Na análise estatística foram realizados os testes t de Student (paramétrico) e o de Wilcoxon Signed Rank Test (não-paramétrico) com nível de significância de 5%. Para a amostra com todas as empresas (n=82), foi constatado um underpricing médio de 5,79%, uma redução média no valor de mercado de 32% na variável VM/VP, além de retornos negativos de 16,93% no BHAR e 0,97% na MMAR, considerando o desempenho de longo prazo. No sentido de comparar os resultados por NDGC e por ano, utilizou-se a técnica ANOVA, constatando-se que não há indícios de underpricing diferenciado entre os NDGC em IPOs de anos recentes. No longo prazo, o valor de mercado do Nível 2 não foi alterado, mas para o Novo Mercado houve uma queda de 33% neste valor, apurado pela variável VM/VP. Já na análise separada por ano, o período de 2007 apresentou o pior desempenho. A título de conclusão, em consonância com resultados de outras pesquisas, foram encontrados retornos positivos no curto prazo e negativos no longo prazo. Percebeu-se também, que o underpricing é uma prática adotada no mercado de IPO brasileiro, assim como ocorre em outros mercados de capitais desenvolvidos.

Orientador(a): MARCO ANTÔNIO DE CAMARGOS

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Marcos Antonio de Camargos. Orientador (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva. Convidado 2 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Eduardo Senra Coutinho. Convidado 3 (IBMEC-MG)

Mestrando(a): JOSÉ RIOS RODARTE

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade