Autor:  Luciene Ferreira Gomides Gomes

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  10/10/2018

Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em descrever e analisar como é vivenciado o assédio moral pelos servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino superior de Minas Gerais, identificando-se possíveis incidências, consequências e ações de prevenção. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, visando compreender, de maneira aprofundada, se o assédio moral está de fato presente na instituição estudada e, caso positivo, como os servidores vivenciam essa situação. Participaram desta pesquisa 12 servidores que foram ou não vítimas de assédio moral e também um dos representantes do sindicato. Foi feita uma análise profunda do problema do assédio moral na instituição a partir de uma perspectiva mais ampla, ou seja, levando-se em conta as características pessoais dos sujeitos em conflito e as particularidades do seu trabalho e considerando sempre o contexto organizacional. Os resultados sugerem a presença de um grupo dominante que dita as normas e regras de comportamento, favorecendo o abuso explícito por uma das partes. Esse fato sinaliza a necessidade de medidas de prevenção e combate ao assédio moral no trabalho da instituição estudada e sua divulgação, por meio de uma atuação coletiva que permita, entre outras medidas, dar publicidade às formas dessa conduta, para que os trabalhadores possam reconhecê-las e denunciá-las. A conclusão é de que é fundamental compreender as atuais formas de violência que têm acontecido no mundo do trabalho.

Palavras-chave: Assédio moral. Saúde mental. Servidores técnico-administrativos. Trabalho.

ABSTRACT: The objective of this study was to describe and to analyze the way in which moral harassment is experienced by the technical-administrative employees of a of a higher education federal institution in the state of Minas Gerais by identifying likely incidences, consequences and prevention actions. This is a descriptive research with a qualitative approach, with the objective of understanding, in an in-depth way, if moral harassment is indeed present in the studied institution and, if so, how the employees experience this situation. Twelve employees who were or were not victims of moral harassment and also one of the Union representatives participated in this survey. An in-depth analysis of the problem of moral harassment in the institution was made from a broader perspective, that is, by considering the personal characteristics of the individuals in conflict and the particularities of their work and always considering the organizational context. The results suggest the presence of a dominant group that dictates the norms and rules of behavior, favoring explicit abuse by one of the parties. This fact indicates the need for measures to prevent and combat moral harassment in the work of the institution studied and its dissemination, through a collective action that allows, among other measures, to publicize the forms of this conduct, so that they workers can recognize and denounce them. The conclusion is that it is essential to understand the current forms of violence that have occurred in the world of work.

Keywords: Administrative-technical servers. Mental Health. Moral harassment. Work.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Profª Drª. Maria Elizabeth Antunes Lima

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia   – Docente

Profª. Drª. Leny Sato –  Participante Externo

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