Autor:  Liz Áurea Prado

Data da Defesa:  13/08/2018

Resumo: Os sites de redes sociais sugerem novas formas de interação interpessoal e estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, integrando suas estruturas de relações sociais e sendo capazes de auxiliar no questionamento de preconceitos, transformando perspectivas. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar como mulheres diretoras que se organizam no grupo virtual “Mulheres de Negócios”, do LinkedIn, percebem-se no processo de empoderamento feminino no contexto organizacional, considerando o modelo de análise proposto por Melo (2012). Ademais, analisou-se quais são as percepções destas mulheres sobre os sites de redes sociais nesse processo, bem como no desenvolvimento profissional feminino. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudo de caso com dez mulheres que participam do grupo virtual “Mulheres de Negócios” e que ocupam o cargo de direção nas organizações em que atuam. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e tratados à luz da técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2004). Dentre os principais resultados desta pesquisa, constatou-se que os sites de redes sociais têm características midiáticas relevantes para contribuir e reforçar o processo de empoderamento feminino. Verificou-se que o LinkedIn figura-se como um recurso significativo para o desenvolvimento profissional das mulheres, permitindo que elas construam redes informais de relacionamento e minimizem os impactos negativos das redes “old boys”. Constatou-se que as mulheres pesquisadas tiveram os seis fatores propostos por Melo (2012) compreendidos em seus processos de empoderamento, sendo o fator político aquele que mais se destacou. Todavia, percebeu-se que o fator cultural pode ser considerado como impeditivo no processo de empoderamento de outras mulheres, visto que o patriarcalismo e o machismo estão arraigados na cultura brasileira.

Palavras-chave: Empoderamento Feminino. Sites de Redes Sociais. LinkedIn.

Abstract: Social networking sites suggest new forms of interpersonal interaction and are increasingly present in people’s everyday life, integrating their structures of social relations, and being able to help in the questioning of prejudices by transforming perspectives. In this scenario, this research aimed to describing and analyzing how female directors who participate in the virtual group “Mulheres de Negócios“, of LinkedIn, perceive themselves in the process of women’s empowerment in organizational context, considering the model of analysis proposed by Melo (2012). In addition, we analyzed what are the perceptions of these women about social networking sites in this process, as well as the professional development of women. This research was descriptive and qualitative, developed through a case study with ten female director who participate in the virtual group “Mulheres de Negócios“. The data collection technique was a semi-structured interview and the data treatment was according to technique of content analysis according to Bardin (2004). Among the main results of this research, the findings indicate that social networking sites have relevant characteristics to contribute to and strengthen the process of women’s empowerment. LinkedIn has emerged as a significant resource for women’s professional development, enabling them to build informal networks and minimize the negative impacts of old boy’s networks. Results showed that the women studied had the six factors proposed by Melo (2012) included in their empowerment processes, being the political factor the one that stood out the most. However, the findings also indicate that the cultural factor can be considered as an impediment in the empowerment process of other women, since patriarchal and male chauvinism are rooted in Brazilian culture.

Keywords: Women’s Empowerment. Social Networking Sites. LinkedIn.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

Profª. Drª. Vadir Machado Valadão – Participante Externo

Profª. Drª. Fátima Ferreira Roquete – Participante Externo

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/09/LIZ-AUREA-PRADO.pdf