Autor:  Jordana de Castro Sousa

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/02/2021

RESUMO: Este estudo busca analisar as ações de marketing digital através das mídias sociais, utilizadas pelos micro e pequenos empresário do setor de moda feminina no período da pandemia, causada pela COVID-19 (SARS-CoV-2). O fechamento do comércio, imposto pelas autoridades governamentais, exigiu que os empresários criassem estratégias e realizassem ações, no sentido de manter seus empreendimentos. O objetivo deste estudo é, pois, analisar a percepção de micro e pequenos empresários do segmento de moda feminina quanto ao uso do Marketing Digital durante o período desta pandemia. Nesse propósito, buscou-se compreender as ações dos empresários com o uso da ferramenta tecnológica, no que tange ao processo de tomada de decisão e de análise da jornada do cliente na visão das empresárias. A abordagem foi qualitativa e a pesquisa, quanto aos fins, descritiva. As entrevistas semiestruturadas, nas unidades de observação, adotaram o critério de representatividade não numérico, sendo a seleção por conveniência e por julgamento. Participaram do processo 8 microempresárias. Trataram-se os dados pela análise de conteúdo. Foram identificadas as categorias: as ações promocionais de atração realizadas para a marca da empresa, as ações realizadas para alavancar as vendas, posicionamento, ferramentas e funcionalidades, a conversão e fechamento vendas e encantamento dos clientes. Como resultado, verificou-se que criar conteúdo de qualidade nas mídias sociais, assim como a constância nas postagens, a diversificação e posicionamento quando ao uso das mídias sociais são diferenciais importantes para o público alvo, analisar a jornada do consumidor, assim como o encantamento e estratégias de vendas, foram decisivos para que os gestores obtivessem êxito em suas ações.

Palavras-chave: COVID-19. Marketing Digital. Mídias Sociais. Moda feminina. Pandemia. Micro e pequenos empresários.

ABSTRACT: This study seeks to analyze how digital marketing actions through social media, used by micro and small businesses in the women’s fashion sector during the pandemic caused by COVID-19 (SARS-CoV-2). The closing of trade, imposed by government authorities, required businessmen to create action and carry out actions, in order to maintain their ventures. The aim of this study is, therefore, to analyze the perception of micro and small entrepreneurs in the women’s fashion segment regarding the use of Digital Marketing during the period of this pandemic. In this regard, we sought to understand how the actions of entrepreneurs with the use of the technological tool, with regard to the decision-making process and the analysis of the client’s journey in the companies’ view. The approach was qualitative and a research, in terms of ends, descriptive. The semi-structured changes, in the observation units, adopted the criterion of non-numerical representativeness, being the selection for convenience and judgment. 8 micro-entrepreneurs participated in the process. The data were treated by content analysis. They were identified as categories: as promotional actions of attraction carried out for the company’s brand, as actions taken to leverage such as sales, positioning, tools and characteristics, the conversion and closing of sales and enchantment of customers. As a result, it was found that creating quality content on social media, as well as constancy in posts, diversification and positioning in the use of social media are important differentials for the target audience, analyzing the consumer’s journey, as well as enchantment and sales strategies were decisive for managers to be successful in their actions.

Keywords: COVID-19. Digital marketing. Social media. Women´s fashion. Pandemic. Micro and small business owners.

RESUMEN: Este estudio busca analizar cómo las acciones de marketing digital a través de las redes sociales, utilizadas por las micro y pequeñas empresas del sector de la moda femenina durante la pandemia provocada por el COVID-19 (SARS-CoV-2). El cierre del comercio, impuesto por las autoridades gubernamentales, exigió a los empresarios crear acciones y realizar acciones para mantener sus emprendimientos. El objetivo de este estudio es, por tanto, analizar la percepción de los micros y pequeñas emprendedoras del segmento de la moda femenina sobre el uso del Marketing Digital durante el período de esta pandemia. En este sentido, se buscó comprender cómo las acciones de los emprendedores con el uso de la herramienta tecnológica, en lo que respecta al proceso de toma de decisiones y al análisis del recorrido del cliente en la mirada de las empresas. El enfoque fue cualitativo y una investigación, en términos de fines, descriptiva. Los cambios semiestructurados, en las unidades de observación, adoptaron el criterio de representatividad no numérica, siendo la selección por conveniencia y juicio. En el proceso participaron 8 microempresarios. Los datos fueron tratados mediante análisis de contenido. Fueron identificadas como categorías: como acciones promocionales de atracción realizadas para la marca de la empresa, como acciones realizadas para apalancar como ventas, posicionamiento, herramientas y características, la conversión y cierre de ventas y encantamiento de clientes. Como resultado, se encontró que la creación de contenido de calidad en las redes sociales, así como la constancia en las publicaciones, la diversificación y el posicionamiento en el uso de las redes sociales son diferenciales importantes para el público objetivo, analizando el recorrido del consumidor, así como el encanto y las ventas. Las estrategias fueron decisivas para que los directivos tuvieran éxito en sus acciones.

Palabras clave: COVID-19. Marketing digital. Redes sociales. Moda femenina. Pandemia. Propietarios de micro y pequeñas empresas.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Problema de Pesquisa:  “Como os micro e pequenos empresários, do setor de moda feminina, fizeram o uso do Marketing Digital durante o período da pandemia causada pela COVID-19?”

 Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Gustavo Rodrigues Cunha – Docente

Prof. Dr. Carlos Alberto Gonçalves – Participante Externo

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