Mestrando(a): ADRIENE MADUREIRA PIRES

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

A Educação Corporativa se apresenta como uma aliada das organizações que pretendem uma melhor capacitação de seus empregados, visando à sua sobrevivência e ao seu crescimento no atual mercado, globalizado e competitivo. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as resistências percebidas no uso do ensino a distância no modelo de universidade corporativa em uma organização do segmento de serviços. Para atendê-lo, foi realizado um estudo de caso de caráter descritivo de natureza quantitativa. Inicialmente fez-se uma pesquisa documental a fim de contextualizar a empresa e a Universidade Corporativa e posteriormente foi aplicado o questionário utilizado e validado por Brauer(2008), visando: caracterizar os participantes da Universidade Corporativa; descrever, segundo esse modelo, as dimensões de resistência apresentadas à EAD pela UC (identificação da habilidade do aluno em aprender sozinho, perfil dos funcionários quanto à habilidade em usar tecnologia informação, Quanto à Expectativa de desempenho, à Expectativa de esforço, quanto à Influência Social, Quanto às.Condições Técnicas e Organizacionais Facilitadoras e à Interatividade e comunicação na implantação do EAD) e por fim, avaliar a resistência do funcionário à ferramenta e ao uso do EAD. Foram feitos o tratamento e a análise dos dados pesquisados por intermédio de técnica estatística univariada simples e descritos os resultados apresentados. O resultado geral desta pesquisa mostrou baixa resistência ao EAD. Entretanto não se pode mensurar os indicadores de aprendizado dos funcionários. Apesar de entender que o modelo adotado mede a resistência dos funcionários ao EAD, é importante a avaliação conjunta de indicadores de aprendizado para caracterizar o sucesso de um programa como o EAD adotado por uma UC. Esta avaliação pode contribuir para um melhor planejamento dos programas de Ensino a Distância e como sugestão para novas pesquisas.

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Cristiana Fernandes De Muylder – Faculdade Novos Horizontes

Profª Drª Kely Cesar Martins de Paiva – Faculdade Novos Horizontes