Mestrando(a): MAGDA CRISTINA FIGUEIREDO TADIM

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

ste estudo tem por objetivo geral analisar a configuração da identidade profissional de mulheres formadas no curso de engenharia mecânica do CEFET-MG e que se encontram há mais de 3(três) anos no mercado de trabalho e estão inseridas na carreira de engenharia. Para tanto, o referencial teórico abordou duas temáticas centrais: identidade e relações de Gênero. A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa foram 11 engenheiras da área de mecânica e que atuam profissionalmente como engenheiras. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário de identificação e, principalmente, via entrevistas com roteiros semiestruturados. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Pelos resultados verificaram-se conquistas e avanços na vida profissional das engenheiras entrevistadas, como também desigualdades de gênero ainda presentes nas relações de trabalho. Para o ingresso nas organizações e na carreira profissional, as principais facilidades encontram-se na amplitude de atuação profissional de que uma pessoa formada em engenharia dispõe e na demanda do mercado por profissionais. As dificuldades estão centradas ainda no fato de o campo da engenharia mecânica ser reduto masculino, portanto as mulheres nessa área sofrem com as questões de preconceito, discriminação, aceitabilidade e credibilidade profissional. Sendo assim, precisa se desdobrar para demonstrar capacidade técnica. As atribuições e afazeres das engenheiras estão relacionados mais a atividades administrativas que técnicas. Os desafios profissionais envolvem a mulher conseguir espaço para demonstrar sua capacidade e não se sentir amedrontada perante o preconceito que ainda envolve a área. Os pontos positivos de ser engenheira referem-se principalmente à satisfação das engenheiras em realizar os processos produtivos. Já as angustias e mal-estares concentram-se em conflitos pessoais e profissionais. Afim de superar os obstáculos que envolvem a área da engenharia mecânica, as entrevistadas utilizam-se de estratégias como: o desenvolvimento de habilidades, competências, qualificação acadêmica continuada e, até mesmo, adiamento da maternidade no plano pessoal. De modo geral, as perspectivas profissionais são boas para a mulher. A maioria sente-se realizada com a profissão. Por outro lado, em termos de sucesso profissional, este está atrelado principalmente no reconhecimento pelo outro. Foram utilizados categorias de análises sobre identidade profissional propostas por Dubar (2005), que nortearam parte das análises dos dados. Em síntese, constatou-se que a identidade profissional das engenheiras pesquisadas é marcada por elementos biográficos como: a família, a escola e a profissão. No processo relacional há reconhecimento, respeito, autonomia e confiança por parte de subordinados, pares e superiores. Quanto ao sentimento de pertença, esse se manifesta pela identificação das entrevistadas com a profissão, o que contribui para a legitimação profissional das mesmas. As engenheiras identificaram características femininas que se têm constituído em um diferencial no exercício profissional. Os elementos que as engenheiras têm utilizado para a construção da identidade profissional referem-se a autoimagem positiva, a autoconsciência profissional, a habilidades e competências pessoais. No âmbito social, a legitimação da identidade surge por meio do status proporcionado pela profissão e também em função de a mulher estar conquistando espaço, rompendo, assim, com a predominância masculina que envolve a área de engenharia mecânica. No âmbito organizacional, a identificação com a organização tem sido um elemento de configuração identitária profissional, porém, não é extremamente essencial. Os dados da pesquisa ainda mostram que a maioria das engenheiras entrevistadas apresentam uma construção identitária profissional, sendo que o reconhecimento pelo olhar do outro tem sido um importante elemento nesse processo.

 

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Professores Drs. da Banca:

 

Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Drª Adriane Vieira  – Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Dr. João Bosco Laudares – CEFET-MG

Mestrando(a): MAGDA CRISTINA FIGUEIREDO TADIM

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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