Título: ESTRATÉGIA DA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO: um estudo de caso em quatro confecções da cidade de Divinópolis

Autor:  Katia Maria Moreira

Data da Defesa:  16/08/2010

Resumo: Este estudo tem por objetivo principal identificar, descrever e analisar as estratégias utilizadas por quatro empresas do segmento de confecções do vestuário localizadas no interior de Minas Gerais, com destaque na produção de moda jovem masculina, feminina e também tamanhos especiais femininas. O referencial teórico desta pesquisa foi estruturado seguindo um sequência que contemplou inicialmente a evolução e conceitualização do tema principal de estudo, passando pelo levantamento dos tipos de estratégias, além da influência das cinco forças de Michael Porter, das dez escolas de Mintzberg e da arquitetura estratégica e, concluindo com a competitividade e a vantagem competitiva. Para este estudo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, tipo descritiva, de natureza qualitativa, cujo o método foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram levantados por meio de questionários aplicados aos diretores/proprietários das empresas alvo deste estudo e de entrevistas semiestruturadas para complementar as informação levantadas com base na técnica anterior. Tais dados foram tratados e analisados por meio da técnica de explanação. Nesta etapa, ficou evidenciado que os respondentes, apesar de não conhecerem as teorias existentes que envolvem o tema estratégia, desenvolvem estratégias a todo instante. A discussão dos resultados vem a seguir, confrontando as bases teóricas da pesquisa com as respostas dos respondentes. Os resultados dos questionários permitiram ampliar a compreensão das principais estratégias adotadas pelas empresas pesquisadas, ficando evidenciado que estas focaram a redução do número de peças produzidas em detrimento da melhoria da qualidade final do produto. Observou-se também que tais estratégias ampliaram seus investimentos em marketing e na definição de um nicho específico de mercado. As limitações foram expostas, tornando-se sugestões quanto à ampliação do número de organizações a serem estudas.

Palavras-chave: Estratégia, Competitividade, Confecção.

ABSTRACT: This study aimed to identify, describe and analyze the strategies used by four companies belonging to the clothing industry clothing, interior de Minas Gerais. These companies have highlighted within the environment to which they belong, producing fashionable young men, young women’s fashion, and fashions for special sizes.
The theoretical framework of this research was structured following a sequence that initially approached the part of development and conceptualization of the main subject of study. Were subsequently raised the kinds of strategies, the influence of Michael Porter’s five forces, the ten schools Mintzberg, strategic architecture, and ultimately, competitiveness and competitive advantage. These points have embraced the mainstream of studying this issue.
These points have embraced the mainstream of studying this issue.
For this study developed a field research, descriptive, qualitative, whose method was the multiple case study. Data were collected through questionnaires sent to directors / business owners aim of this study, and also by means of semi-structured to complement the information obtained through the prior art. These data were processed and analyzed using the technique of explanation. At this stage, it was shown that respondents, despite not knowing the existing theories on strategy, and develop strategies at every turn. The discussion of results follows, confronted the theoretical basis of research with the answers of the respondents Finally, the questionnaire results advance the understanding of the key strategies adopted by business surveys, where it was evident that they focused on reducing the number of parts produced at the expense of improving the quality of the final product. It was also noted that they increased their investments in marketing and defining a specific niche market. Finally, the limitations were exposed, in which directed the suggestions for increasing the number of organizations being studied.

Keywords: Strategy, competitiveness, production

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Quais foram as estratégias adotadas pelas empresas de confecção da cidade Divinópolis, na busca de superação e desenvolvimento diante do cenário tão adverso?”

Orientador: Profª Drª Ester Eliane Jeunon

Profª Drª Adriane Vieira – Docente