Título: RELACIONAMENTO ENTRE UMA SIDERÚRGICA E SEUS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE LOGÍSTICA INTEGRADA:  uma visão da contratante

 

Autor:  Rogério Naves Rezende

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  10/02/2010

Resumo: Este estudo aborda os relacionamentos entre uma usina siderúrgica e seus principais fornecedores que prestam serviços de logística integrada nas operações de suprimento e movimentação interna. A análise dos relacionamentos parte da visão dos profissionais entrevistados da usina, sobre a qual se aplicam a tipologia e o modelo de avaliação dos relacionamentos de Lambert et al. (1996). Os sujeitos da análise são os operadores logísticos, que atuam na logística interna, e os fornecedores de insumos, que agregam serviços de logística integrada a seus fornecimentos. A colaboração entre empresas pode trazer uma resposta adequada ao atual ambiente dos negócios, marcado pela integração econômica entre as nações, pela busca de vantagens competitivas e pela influência do pensamento enxuto, que tenta direcionar o planejamento e as operações das empresas exclusivamente para as suas competências essenciais, utilizando-se de terceirizações e de parcerias, que, em estágios mais avançados, constituem alianças estratégicas. A análise das parcerias, sob a ótica dos elementos do modelo, aponta no sentido da existência de parcerias estratégicas com os fornecedores de insumos. Porém, no caso dos operadores logísticos, apesar da interdependência operacional que caracteriza os serviços prestados, o relacionamento colaborativo precisa ser aprimorado para se constituir em uma aliança estratégica de fato. Por parte da siderúrgica, a forma de gestão de fornecedores existente cria um ambiente favorável para que isso aconteça. As perspectivas quanto à prestação de serviços de logística integrada por operadores logísticos são promissoras, devido à existência de uma demanda ainda não satisfeita tanto em volume quanto em qualidade. O que se espera é que os operadores logísticos estudados, que são nacionais e de pequeno e médio porte, busquem condições para o atendimento das necessidades dos clientes, por meio de maior capacitação e sofisticação dos serviços, utilizando tecnologias e evoluindo seu sistema de gestão, tornando-se especialistas. Há que se exercitar também o compartilhamento de custos, riscos e recompensas, por ambas as partes.

Palavras-chave: Parcerias. Alianças estratégicas. Logística integrada. Operadores logísticos.

Abstract:

 

The present study deals with relationships between a steel plant and its main suppliers that offer integrated logistic services in the operations of supply and internal movement. The view of the professionals of the plant that were interviewed was analyzed, by means of application of typology and the evaluation model of relationships of Lambert et al. (1996). The subjects of analysis are the third party logistic (3PL) providers, who work in internal logistics, and the input suppliers, who aggregate integrated logistics services to its supplies. The collaboration between companies can bring an adequate response to the current business environment, marked by the economic integration amongst nations, in the search for competitive advantages and by the influence of the “lean thinking”, that attempts to direct the planning and the operations of companies exclusively to its essential competencies, by using outsourcing and partnerships, which, in more advanced stages, become strategic alliances. The analysis of partnerships, under the optics of the elements of the model, points out to the existence of strategic partnerships with the input suppliers. However, in the case of 3PL providers, in spite of the operational interdependence that characterizes the services rendered, the collaborative relationship must be improved to actually become a strategic alliance. Considering the plant, the management system of existent suppliers creates a favorable environment for this to happen. The perspectives regarding the rendering of integrated logistics services are promising, due to the existence of a demand not yet met not only in volume but also in quality. The 3PL providers, national and small- or middle-sized, are expected to look for conditions to meet clients demands, by means of more qualification and sophistication of services, by using technologies and evolving its management system, thus becoming specialists de facto. Costs, risks and rewards sharing must be also considered by both parties.

Key Words: Partnership. Strategic alliances. Integrated logistics. 3PL.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Quais são as características do relacionamento entre a empresa siderúrgica e os seus principais prestadores de serviços de logística integrada no Brasil?

Banca Examinadora

Orientador: Profª. Drª. Cristina Fernandes de Muylder

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias – Docente

Prof. Dr. Humberto Elias Garcia Lopes – Participante Externo

 

 

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