Título: ESTRESSE OCUPACIONAL: estudo com gestores de um hospital público universitário do estado de Minas Gerais integrado ao Sistema Único de Saúde

Autor:  Arlete do Socorro Gonçalves

Data da Defesa:  04/01/2016

Resumo: O objetivo deste estudo consiste em identificar e analisar os níveis de estresse e suas decorrências, na percepção dos gestores administrativos de um hospital público universitário do estado de Minas Gerais integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em termos metodológicos, esta dissertação classifica-se como um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Como método de pesquisa, foi utilizado o estudo de caso quantitativo. A pesquisa foi realizada com 52 gestores administrativos do Hospital Público. Para viabilizar a coleta de dados, foi utilizado o questionário aderente ao modelo teórico de explicação do estresse ocupacional em gerentes (MTEG), desenvolvido e validado por Zille (2005), adaptado para esta pesquisa. Os softwares Excel e SPSS – Statistical Package for the Social Sciences foram utilizados para o processamento dos dados quantitativos, cuja análise se deu por meio da estatística uni e bivariada. Os resultados revelaram que 60,5% dos gestores pesquisados apresentam quadro de estresse que varia de leve/moderado a muito intenso. Os principais sintomas identificados nos gestores com estresse foram: dor nos músculos do pescoço e dos ombros e fadiga. Nervosismo acentuado, ansiedade e dor de cabeça por tensão ocorreram em mais de um terço dos gestores com estresse. As principais fontes de tensão excessivas existentes no ambiente de trabalho dos gestores com estresse foram: realização de várias atividades ao mesmo tempo com alto grau de cobrança; e realização do máximo de trabalho com o mínimo de recursos de forma exagerada. As principais fontes de tensão relacionadas ao indivíduo e ao papel gerencial foram: levar a vida de forma muito corrida, realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, mesmo quando não há exigências para tal; pensar e/ou realizar frequentemente duas ou mais coisas ao mesmo tempo, com dificuldade para concluí-las, mesmo quando não há exigências para tal; não conseguir desligar-se do trabalho; e ter o dia tomado com uma série de compromissos assumidos, com pouco ou nenhum tempo livre. Os indicadores de possíveis impactos do estresse no trabalho dos gestores que tiveram maior frequência foram: dificuldades de lembrar fatos recentes relacionados ao trabalho que anteriormente eram lembrados com naturalidade; dificuldade de concentração no trabalho; e estar sentindo grande desmotivação com o trabalho. Os mecanismos de regulação mais utilizados pelos gestores para enfrentar as situações tensionantes foram: possibilidade de gozar as férias regularmente; possibilidade de descansar, de forma regular, nos feriados e em finais de semana; equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal; experiência pessoal na solução de dificuldades no trabalho; e cooperação entre os pares (gerentes/coordenadores).
Palavra-chave: Sistema Único de Saúde (SUS). Hospital público.

Abstract: The aim of this study is to identify and analyze the levels of stress and its consequences, in the perception of administrative managers of a public university hospital in the state of Minas Gerais integrated into the Unified Health System (SUS). The research was descriptive and quantitative.Approach and as a research method was used to study quantitative case. It was 52 analyzed administrative managers of the Public Hospital. To facilitate data collection was used the questionnaire adherent to the theoretical model of explanation of stress occupational on managers developed and validated by Zille (2005) and adapted for this research. Excel and SPSS – Statistical Package for the Social Sciences were used for the processing of quantitative data and analysis was by the statistical univariate and bivariate. The results revealed that 60.5% of surveyed managers have stress framework that ranges from mild/moderate to very intense. The main symptoms identified in managers with stress were pain in the neck and shoulder muscles and fatigue. Pronounced nervousness, anxiety and headache for tension occurred in more than a third of managers with stress. The main sources of excessive tension existing in the work environment were carrying out various activities simultaneously with high recovery and achievement of the maximum working with minimal resources in an exaggerated manner. The main sources of tension related to the individual and the managerial role were to take life much race form, increasingly performing work in less time, even when there is no requirement to do so; thinking and/or often do two or more things at once, hard to complete them, even when there is no requirement to do so; can not switch off from work; and have taken the day with a series of commitments, with little or no free time. Possible impacts of stress indicators in the work of managers who had most frequently were difficulty in remembering recent events related to the work that previously were reminded naturally; difficulty concentrating at work; and be feeling great motivation to work. The regulatory mechanisms frequently used by managers to face the tensioning situations were possibility of enjoying vacations regularly; possibility to rest on a regular basis, on holidays and on weekends; balance between work and personal life; personal experience in solving problems at work and cooperation among peers (managers/coordinators).
Keyword: Unified Health System. Public hospital.

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA NAS ORGANIZAÇÕES

Problema de Pesquisa: “Quais são as manifestações de estresse ocupacional em gestores administrativos de um hospital público?”

Orientador: Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Prof. Dr. Antonio Luiz Marques – Docente