Título: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EMPRESARIAL: estudo em uma empresa de comércio de produtos veterinários

Autor: RODRIGO BIANCHINI CHRISTO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 14/05/2015

Resumo: A informação e o conhecimento são imprescindíveis aos ambientes corporativos. A inteligência competitiva que é um procedimento de aprendizagem determinado pela competição contribui para a definição da estratégia empresarial. O objetivo deste estudo consistiu em descrever e analisar os efeitos do processo da inteligência competitiva na estratégia em uma empresa de comércio de produtos veterinários localizada em Belo Horizonte/MG, na percepção de seus gestores. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa e finalidade descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram cinco gestores da empresa pesquisada e um consultor externo contratado para a implantação da inteligência competitiva na empresa. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados com base na análise de conteúdo. No que tange à descrição do processo de implantação da inteligência competitiva na empresa pesquisada, os pesquisados destacaram que a decisão de se implantar um projeto de inteligência competitiva foi tomada após a percepção da necessidade de contratação de uma consultoria externa. No planejamento da implantação da inteligência competitiva na empresa foi preciso levantar informações de todos os departamentos da empresa, de concorrentes, público alvo, logística, marca, imagem, oportunidades, ameaças, em seguida tais informações foram compiladas e analisadas. A disponibilidade dessas informações e o senso de colaboração foram considerados como primordiais para facilitar o processo da inteligência competitiva na empresa pesquisada. Contudo, percebeu-se como dificultadores durante o processo de Inteligência Competitiva o fato de haver alguns resquícios da cultura antiga na empresa, uma vez que alguns diretores mais antigos dificultaram a princípio o acesso às informações; as informações externas dos concorrentes também foram insuficientes, em princípio, para traçar estratégias necessárias. Percebeu-se que o processo de inteligência competitiva afetou os processos de trabalho positivamente, uma vez que as ferramentas de apuração de resultados propiciaram melhores tomadas de decisões. Na percepção dos gestores, a implantação de inteligência competitiva facilitou os processos administrativos, tornando-os mais eficientes e menos burocráticos. As mudanças foram consideradas como positivas, uma vez que permitiram a melhoria do ambiente, no aspecto do trabalho em equipe, a partir da valorização dos funcionários por parte da empresa. A percepção dos gestores sobre os efeitos do processo da inteligência competitiva na empresa indica que houve evolução no planejamento estratégico, que ficou mais eficaz para empresa. A partir dos resultados da pesquisa, há evidências de que, após a implantação da inteligência competitiva, a empresa tornou-se mais competitiva em relação aos concorrentes no mercado em que atua, possibilitando maior aceitação de seus produtos no mercado e maior liquidez financeira.

Palavras-chave: Inteligência Competitiva. Planejamento Estratégico. Competitividade.

Abstract: Information and knowledge are essential to enterprise environments. Competitive intelligence is a certain learning procedure by competition contributes to the definition of business strategy. The objective of this study was to describe and analyze the effects of competitive intelligence process in strategy in a veterinary products trading company located in Belo Horizonte / MG, in the perception of its managers. To achieve this goal, it conducted a case study of qualitative approach and descriptive purpose. The study subjects were five managers surveyed company and an outside consultant hired to competitive intelligence deployment in the enterprise. The data collection technique used was semi-structured interviews, and the data analyzed based on content analysis. Regarding the description of the competitive intelligence deployment process in the research company, surveyed stressed that the decision to implant a competitive intelligence project was taken after the perceived need to hire an outside consultant. In planning the implementation of competitive intelligence in the company it was necessary to gather information from all departments of the company, competitors, target audience, logistics, brand, image, opportunities, threats, then the information was compiled and analyzed. The availability of such information and the collaborative sense were considered paramount to facilitate the process of competitive intelligence in the research company. However, it was perceived as hindering during the Competitive Intelligence process the fact that there are some remnants of ancient culture in the company, since some older officers hindered the principle access to information; external information from competitors have also been insufficient, in principle, to plot strategies needed. It was noticed that the competitive intelligence process affected the work processes positively, since the results of assessment tools provided better decision making. In the perception of managers, the implementation of competitive intelligence facilitated the administrative processes, making them more efficient and less bureaucratic. The changes were considered as positive as it allowed the improvement of the environment, the work of the team aspect, based on the value of the employees by the company. The perception of managers on the effects of the competitive intelligence process in the company, indicate an evolution in strategic planning, which became more effective for business. From the survey results, there is evidence that, after the implementation of competitive intelligence, the company has become more competitive relative to competitors in the market in which it operates, enabling greater acceptance of its products on the market and greater financial liquidity.

Keywords: Competitive Intelligence. Strategic Planning. Competitiveness

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Projeto de Pesquisa: O USO DE REDES SOCIAIS BASEADAS NA INTERNET COMO DIFERENCIAL DE COMPETITIVIDADE POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: POSSIBILIDADES E REALIDADE

Banca Examinadora

Orientador: ALEIXINA MARIA LOPES ANDALECIO

CAISSA VELOSO               – Docente

CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO: RODRIGO BIANCHINI CHRISTO