Título: COMPETENCIAS DOS GESTORES DE RECURSOS HUMANOS SOB A OTICA DA CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES: um estudo de caso em organizações privadas de Juiz de Fora, MG

Autor: RENATA VALLE DA MOTA COUTO

Data da Defesa: 13/08/2015

Resumo:

O presente trabalho teve como objetivo analisar quais as competências prescritas na CBO são efetivamente mobilizadas por gestores de recursos humanos no desenvolvimento das suas atividades diárias em organizações privadas da cidade de Juiz de Fora no estado de Minas Gerais. Para dar sustentação à pesquisa o referencial teórico foi estruturado da seguinte forma: Competências, O processo histórico da administração de recursos humanos e O gestor de recursos humanos e a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. Para se alcançar o objetivo e responder à questão norteadora: Quais competências prescritas para a função de gestor de recursos humanos na CBO são mobilizadas efetivamente por estes profissionais em suas atividades diárias? – utilizou-se a metodologia descritiva, tendo como método um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados coletados foram obtidos através do levantamento e análise documental seguido da realização de 9 entrevistas semiestruturadas, em que os sujeitos foram gestoras de recursos humanos selecionadas seguindo critérios de acessibilidade e por referência – snowball. Extratos das entrevistas foram utilizados para ilustrar as análises com as falas dos sujeitos. Os resultados mostraram que a maioria das entrevistadas refere-se ao conceito de competência da escola americana, segundo o qual as competências são entendidas como conhecimentos, habilidades e atitudes. Verificou-se que a competência liderança foi a mais recorrente, seguida das competências de colocar-se no lugar do outro; saber ouvir; comunicar; tomar decisões; planejar; trabalhar em equipe e ter visão sistêmica. Foi possível observar que as competências prescritas na CBO servem como referência e estão presentes nas funções diárias das gestoras, mas ficando evidente que em cada situação rotineira ou eventual, elas são mobilizadas de uma forma particular devido aos recursos disponíveis pessoais e do meio.

Palavras-chave: Competências. Gestores de recursos humanos. Classificação Brasileira de ocupações (CBO).

Abstract:

The present work aims to examine whether the competencies prescribed by CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) are effectively mobilized by human resource managers in developing their daily activities in private organizations in the city of Juiz de Fora, in the state of Minas Gerais. To give support to this research, the theoretical framework has been structured as follows: competencies, The Historical Process of Human Resource Management and The Human Resources Manager and the Brazilian Classification of Occupations – CBO. To achieve the objective and answer the “problem question”: -What competencies prescribed for the human resource manager function in the CBO are effectively mobilized by these professionals in their daily activities? – Using the descriptive methodology, having as method a case study with a qualitative approach, data were obtained through a survey and document analysis followed by nine semi-structured interviews, in which subjects were managers of human resources selected according to criteria of accessibility and by reference – snowball. Extracts of interviews were used to illustrate the analysis with the speeches of the subject. The results showed that most of the interviewees refers to the concept of American School competencies, according to which skills are understood as knowledge, competences and attitudes. It was found that the competence leadership was the most frequent, followed by the skills to put yourself in another’s place; know to listen; communicate; make decisions; plan; team work and having a systemic view. It was possible to observe that the skills and competences prescribed in the CBO serve as a reference and are present in the daily functions of management, but becoming apparent that, in each routine or any situation they are mobilized in a particular way due to personal resource’s and available means.

Keywords: Compentencies. Human resource manager. Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: Formação de competências profissionais em alunos de cursos superiores de IES mineiras: comparando percepções de docentes e discentes

Orientador: TALITA RIBEIRO DA LUZ

ANTONIO LUIZ MARQUES – Docente