Título: O ENDOMARKETING COMO MEDIADOR DE VALORES ORGANIZACIONAIS E DE VALORES RELATIVOS AO TRABALHO: estudo de caso em uma empresa do setor de energia elétrica

Autor:  Lana Porto

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  19/02/2009

Resumo: Este trabalho pesquisa procura identificar na empresa escolhida para estudo os
valores organizacionais que orientam os projetos da Administração de Recursos
Humanos para a definição das diretrizes sobre as decisões de nível organizacional.
Também procura mapear os valores pessoais identificados pelos funcionarios como
necessários para sua atuação na organização no que tange ao alinhamento com o
planejamento estratégico estabelecido pela empresa. Pretende-se com este trabalho
verificar se os projetos aqui identificados como endomarketing funcionam como
mediadores entre essas duas vias de valores pertinentes ao trabalho de cada um. O
trabalho empírico foi desenvolvido em uma empresa de capital misto e de grande
porte do estado de Minas Gerais. Foram utilizados dois questionários validados pela
escala de valores organizacionais e escala de valores relativos ao trabalho e
aplicadas entrevistas com o objetivo de levantar dados, cujo tratamento se deu pelo
método de análise descritiva, análise fatorial e análise de conteúdo. Tal pesquisa foi
caracterizada como Estudo de Caso de cunho quantitativo/qualitativo.
Palavras-chave: Endomarketing. Valores Organizacionais. Valores Relativos ao
Trabalho.

Abstract:

This research study aims to identify the company chosen to study the organizational
values that guide the projects of the Human Resources Administration for the
definition of guidelines on decisions regarding the organizational level. It also seeks
to map the personal values identified by officials as necessary to its performance in
the organization with regard to alignment with the strategic plan established by the
company. The aim of this work was to verify whether the projects are identified as
internal marketing function as mediators between these two pathways of values
pertaining to the work of each. This survey was conducted in a mixed capital
company and large the state of Minas Gerais. We used two previously validated
questionnaires  scale organizational values and range of work values and applied 
interviews with the objective of gathering data, which treatment was given by the
method of descriptive analysis, factor analysis and content analysis. Such research
has been characterized as a Case Study focused on quantity / quality.
Keywords: Internal Marketing. Organizational Values. The Work Values.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “De que forma as ações de endomarketing da empresa Alpha são mediadoras dos valores organizacionais e dos valores relativos ao trabalho?

 

Banca Examinadora

Orientador: Profª Drª Ester Eliane Jeunon

Profª. Drª. Cristiana Fernandes De Muÿlder – Docente

Profª Drª Valéria Maria Martins Judice – Participante Externo

 

 

BAIXAR ARQUIVO LANA PORTO