Autor: FABIANA DA SILVA PEREIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  26/05/2011

RESUMO Este estudo tem por objetivo analisar os vínculos organizacionais mantidos pelos professores em relação a duas escolas, ambas possuindo o ensino fundamental e médio, sendo uma pública e outra privada, localizadas no interior de Minas Gerais, contemplando 52 professores, sendo 33 da rede pública e 19 da rede privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva, que utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa, com base em um estudo de caso. Na abordagem quantitativa, foi utilizado um questionário originalmente proposto por Kramer (2003) e posteriormente adaptado por Alves (2009). Para o tratamento dos dados quantitativos, foram utilizadas as técnicas univariada e bivariada. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para aprofundamento dos dados obtidos na pesquisa quantitativa. Também foram utilizados documentos para a caracterização das instituições de ensino. Em relação às variáveis demográficas e ocupacionais, os resultados evidenciaram que a maior parte dos professores pesquisados é do sexo feminino, situa-se na faixa etária acima de 36 anos, é casada, possui nível de  especialização completo, atua no magistério há mais de 11 anos, e possui de um a cinco anos de trabalho na instituição onde lecionam e trabalha em apenas um turno. O regime de trabalho parcial prevaleceu na escola pública e a maioria dos professores da escola particular trabalha como horista. Na escola pública, a maioria dos professores realiza suas atividades somente na escola pública. Já, na escola particular apresentou-se um equilíbrio entre aqueles que realizam suas atividades somente na escola particular e aqueles que atuam nas duas redes de ensino. Na escola pública, os fatores do vínculo organizacional que obtiveram maiores médias foram: sentimento de pertença, identificação com a organização e crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.  Na escola particular, os fatores do vínculo organizacional que obtiveram maiores médias foram: sentimento de pertença, identificação com a organização e autonomia. Na análise bivariada, ficou demonstrado que os professores que possuem idade até 40 anos sentem-se mais autônomos do que aqueles com idade acima de 41 anos. Em relação à escolaridade, os professores que possuem graduação demonstraram maiores médias quando comparados com os professores que possuem pós-graduação nos seguintes vínculos: identificação com a organização, sentimento de pertença, cooperação nas atividades, reconhecimento e valorização dos indivíduos, solidariedade e crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto ao tipo de escola, os professores da escola pública demonstraram maiores médias que os da escola particular em todos os vínculos, exceto de criação de inimigos. Dentre eles, os que apresentaram diferenças significativas foram os vínculos: identificação com a organização, sentimento de pertença, idealização da organização, reconhecimento e valorização dos indivíduos, integração entre os membros, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional e autonomia. Todas estas comparações citadas foram objetos de questionamentos para os professores tanto da rede pública quanto da rede privada. Observou-se que as diferenças dos vínculos mantidos pelos professores em relação às escolas pública e privada decorrem das peculiaridades do ambiente de trabalho de cada uma.

Palavras-chaves: Vínculo organizacional. Professor. Escola pública. Escola particular.

 

ABSTRACT This study has an objective to analyze which are the organizational bonds kept by teachers in relation to two schools, both with elementary and high school, being one a private school and the other public, situated in a Minas Gerais town. Fifty-two teachers participated in this research, being 33 teachers from the public system and 19 teachers from the private system. A descriptive research that used the quantitative and qualitative approaches was carried out based on a case study. In the quantitative approach, a questionnaire was used which was originally suggested by Kramer (2003) and later adapted by Alves (2009). For the quantitative data examination, univariate and bivariate techniques were used. Next, semi-structured interviews were done to deepen data which was obtained in the quantitative research. Also, documents were used to characterize the teaching institutions. In relation to occupational demographic variables, outcomes showed that the majority of the researched teachers are women and their age group is over 36 years old. The majority of people interviewed is married and have a specialization degree. A high percentage of teachers from the sample have been teaching for more than 11 years and have from 1 to 5 years of experience in the institution where they teach. The system of part-time working prevailed at the public school, on the other hand the majority of teachers from the private school work as hourly basis. Most of the teachers work in only one shift. At the public school, the majority of the teachers work only at the public school and at the private school there was a balance among teachers who work only at the private school and teachers who work for both education systems. At the public school, organizational bonds factors which obtained higher means were: affectedness, personal and professional growth and development. At the private school, organizational bond factors that had higher means were: affectedness, identification and autonomy. In the bivariate analysis, it was demonstrated that teachers who are up to 40 years old feel more autonomous than the ones over 41 years old. In relation to schooling, teachers who are graduated showed higher means when compared to teachers who are post-graduated in the following bonds: identification, affectedness, cooperation in activities, recognition and individuals’ evaluation, solidarity and personal and professional growth and development. Regarding the school type, teachers from the public school showed higher means than teachers from the private school in all the bonds, except in the enemy creation bond; among bonds , the ones that presented significant differences were: identification, affectedness, organization idealization, individuals’  recognition and evaluation, members integration, personal and professional growth and development and autonomy. All of these comparisons mentioned were objects of questioning to the private and public systems teachers. It was observed that differences from bonds kept by teachers in relation to the public and the private school come from the work environment peculiarities of each one.

Key- Words: Organization bond. Teacher. Public School. Private school

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e Dinâmica das organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório– Orientador

Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva – Docente

Prof.ª Dr.ª Iris Barbosa Goulart – Participante externo

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