Autor: Douglas Belato Papini

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  17/12/2021

RESUMO: Este estudo objetivou identificar e analisar a prática vegetariana em consumidores
considerando a Teoria do Comportamento Planejado de Fishbein e Ajzen (1975). A teoria
base busca entender e prever o comportamento humano a partir de um conjunto reduzido de
variáveis antecedentes. Trabalha com a premissa de que o comportamento humano é uma
junção da intenção comportamental e esta, por sua vez, é condicionada por três fatores:
Atitudes, Normas Subjetivas e Controle Comportamental Percebido. Metodologicamente, a
pesquisa realizada foi de natureza descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo como
método o estudo de caso. O levantamento de dados ocorreu por meio de 14 entrevistas
realizadas com consumidores vegetarianos, via roteiro semiestruturado, cuja análise se deu
pela técnica de análise de conteúdo. Com resultado, obteve-se 10 categorias de análise: (a)
inspiração, (b) dificuldades ou barreiras, (c) saúde e bem-estar, (d) impacto financeiro, (e)
crenças normativas, (f) crenças comportamentais, (g) percepção, (h) motivação, (i) análise do
consumo, (j) auto-avaliação. Concluiu-se que as experiências fazem com a que o indivíduo
altere o estilo de vida e o estilo alimentar. A experiência reflete nos indivíduos reações
emocionais e particulares aos objetos de consumo. Muitos desses indivíduos buscaram a
informação como balizador do processo de escolha. Desta forma, o comportamento
vegetariano é influenciado pelas informações buscadas em determinado momento de suas
vidas, servindo de inspiração e influência no processo de decisão.
Palavras-chave: Vegetarianos. Teoria do Comportamento Planejado. Experiências.
Crenças. Atitudes.

ABSTRACT: This study aimed to identify and analyze the practice of vegetarianism among consumers
considering the Theory of Planned Behavior by Fishbein and Ajzen (1975) . The base theory
seeks to understand and predict human behavior from a reduced set of antecedent variables.
It works with the premise that human behavior is a combination of behavioral intention and
this, in turn, is conditioned by three factors: Attitudes, Subjective Norms and Perceived
Behavioral Control. Methodologically, the research carried out was descriptive in nature, with
a qualitative approach, using the case study as a method. The data collection took place
through 14 interviews carried out with vegetarian consumers, through a semi-structured script,
whose analysis was carried out using the content analysis technique. As a result, 10 categories
of analysis were obtained: (a) inspiration, (b) difficulties or barriers, (c) health and well-being,
(d) financial impact, (e) normative beliefs, (f) behavioral beliefs, (g) perception, (h) motivation,
(i) consumption analysis, (j) self-assessment. It was concluded that the experiences cause the
individual to change their lifestyle and eating style. The experience reflects in individuals
emotional and particular reactions to consumer objects. Many of these individuals sought
information as a guide for the choice process. Thus, vegetarian behavior is influenced by the
information sought at a certain point in their lives, serving as inspiration and influence in the
decision-making process.
Keywords: Vegetarians. Theory of Planned Behavior. Experiences. Beliefs. Attitudes.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade 

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki  – Orientadora

Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira  – Docente

Prof. Dr. Marcelo Ribeiro Silva – Participante Externo

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