Mestrando(a): ANTÔNIO EUSTÁQUIO BAPTISTA

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

Esta pesquisa aborda a indústria de laticínios da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, de grande importância para a economia estadual, posicionando-se na segunda colocação em produção e volume de leite no Brasil. Tem por objetivos analisar o sistema de controle interno das empresas deste segmento, com base na percepção se seus gestores, descrever o setor lácteo, com suas características estruturais, e identificar o sistema de informação, comunicação e monitoramento. Os recursos metodológicos utilizados para a realização deste estudo apoiaram-se em casos múltiplos compreendendo 51 empresas de laticínios. Por questões de acessibilidade e de disponibilidade dos respondentes, obtiveram-se respostas de apenas 9 empresas. A pesquisa foi descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, cuja finalidade foi descrever os resultados alcançados a partir dos instrumentos utilizados. A coleta dos dados foi proveniente da realização de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de questionário baseado no modelo de Coso (1992). O Coso é caracterizado como uma entidade sem fins lucrativos, patrocinada por um grupo de cinco organizações: Associação Americana de Contadores, Instituto Americano de Contadores Públicos, Instituto de Executivos Financeiros, Instituto de Auditores Internos e Instituto de Contadores Gerenciais. Em, 1992 o Coso publicou uma obra que se tornou referência mundial para o estudo e aplicação de sistema de controles. Devido ao grande volume de dados obtidos, adotou-se como técnica a análise de conteúdo das informações. Os resultados obtidos a partir desta investigação permitiram identificar as características demográficas significativas em relação aos respondentes: predomínio da faixa etária inferior a 40 anos e do gênero masculino nas atividades de gestão dos laticínios, ainda que se verifique gradativamente a ascendência das mulheres; amadurecimento das empresas quanto ao tempo de existência no mercado, que, em geral, é superior a 10 anos, desde a constituição, permitindo inferir que quanto à avaliação dos sistemas de controle interno devem ser levadas em consideração a importância do processo de comunicação e monitoramento, e a ocorrência frequente de programas de treinamento; e conclusão que o controle de qualidade foi o fator de maior relevância, remetendo à necessidade de realizar trabalhos futuros sobre o processo produtivo, a partir de uma ?visão sistêmica? como um todo indivisível na busca incessante pela excelência.

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva (Faculdade Novos Horizontes)

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Antônio Artur de Souza (UFMG)