Autor: ADEMIR GARGARY
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 15/09/2016
RESUMO Esta pesquisa se propõe a analisar as relações de trabalho dos coordenadores[1]docentes da instituição privada de ensino superior Alfa, localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, em relação ao uso de crescentes práticas mercantis que precarizam o trabalho no Brasil. O termo mercantilização, empregado por Sguissard e Silva Junior (2000), refere-se àquelas instituições que passaram a ser geridas pela lógica do mercado, modificando a natureza das instituições universitárias. A produção de conhecimento foi substituída pela produção em massa e pelos processamentos de dados, o que contribuiu para a perda da capacidade de reflexão, levando as instituições a serem prestadoras de serviços educacionais. O objetivo principal deste estudo consiste em investigar as relações de trabalho, na percepção dos coordenadores-docentes no exercício simultâneo das atribuições de coordenador e de docente diante da precarização do trabalho, os quais possuem suas atribuições alteradas para atender as demandas da organização. Para conseguir atender às metas e aos prazos estabelecidos, devem realizar com eficácia as funções de coordenador e professor simultaneamente, o que leva a precarização de seu trabalho. Em termos metodológicos, foi desenvolvido um estudo de caso com abordagem qualitativa, descritiva, em que se procurou apurar a percepção das relações de trabalho e da precarização do trabalho. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 coordenadores-docentes que trabalham na instituição Alfa. O tratamento de dados se deu pela análise de conteúdo, de Bardin (2006). Três categorias principais e diversas subcategorias emergiram, as quais foram analisadas por meio do recorte de relatos dos sujeitos de pesquisa. As categorias foram: alterações nas atribuições dos coordenadores[1]docentes com a crescente mercantilização; exercício simultâneo das atribuições de coordenador e docente; e precarização do trabalho dos coordenadores- docentes. Os resultados demonstram que as mudanças nas relações de trabalhos na instituição Alfa estão sendo intensificadas pelas alterações das atribuições para atender às demandas da organização por causa do processo de mercantilização. Ainda foi possível constatar que o acúmulo de tarefas, em razão de ausência de tempo do profissional para realizar as duas funções simultaneamente, faz com que haja uma sobreposição das atribuições de coordenador com as de professor. Apurou-se que essas alterações contribuem para a utilização do cargo de coordenador para satisfazer a suas necessidades pessoais e profissionais e, assim, manter-se empregado. A satisfação está associada ao sucesso dos discentes. A instituição Alfa utiliza de práticas mercantis para aumentar sua lucratividade, mesmo tendo que relegar a qualidade do ensino e das condições de trabalho do coordenador-docente a segundo plano. Os coordenadores- docentes acreditam que vivem em um processo de guerra (FREITAS, 2007) e que devem realizar o melhor sempre para continuarem empregados. Não conseguem separar o tempo profissional e pessoal e assim, não enxergam nenhum processo de mudança no ensino superior privado capaz de diminuir a precarização de seu trabalho. Ao contrário, acreditam que isso tende a aumentar. Na percepção deles, é uma jornada sem volta, pois o mercado será dominado por grandes grupos educacionais. Eles, então terão de se adequar para não perderem o emprego.
Palavras-chave: Coordenador-docente. Mercantilização. Precarização. Exercício simultâneo. Grupos educacionais.
ABSTRACT This research has been conducted at the Alfa University, a private institution located in the city of Belo Horizonte- MG. The purpose of this research was to analyse how well professional module leaders (tutor) and leaders of the course, provide a high standard level as they have the same role. In Brazil, it is increasing the practice of market, when an institution focus to build up a logical market. The term analytical market employee Sguissard and Silva Junior (2000) is defined to these institution, which changed the nature of a university to be more logical and an analytical market. Where they changed the approach of knowledgeable teaching for more analytic date, which unable the capability of criticism and reflexion, leading the institutions only to be an education services. The purpose of the this study was to find the work duties, as an poor performance is increasing and how the professionals deal with all of the alter of the routine in order to fulfil the demands of institution such as, meeting deadlines as tutors and module leaders. Methodology term was the choice of methods, includes collecting primary data and interviewing 10 staff leaders of the Alfa University. The interview method used was recorded. This method of primary data was analyzing (Bardin, 2006), an important category and diversity subcategory according to the research. The names of the candidates have been modified in order to maintain confidentiality. The results have showed the lack of strategies in support to leaders, which are under pressure to identify the intensity of global market and to achieve the market demanding. Furthermore, it is possible to recognise the amount of workload and how hard it is for the leaders to meet the deadlines in a short period of time. The research also found that; variation of routine contributed to module leaders and the leader of the course. They used this status to achieve their own personal and professional satisfaction. Moreover, the great satisfaction for leaders is to become by seen the successful for the students. It is noticeable that the University Alfa used the most of the practical market to increased the income of the institution, even though it is necessary to decline the quality of the teaching and leave the work load of the leaders as a second plan. Furthermore, the results demonstrated that, the module leader and leaders of the course believe, that they are in a war preparation process, where the best performance is guaranteed a job. The leaders could not separate their personal life time from their professional life .They found difficult to see any solution to minimize the workload of the degree level. In contrast, it has been suggested the possibilities of increasing it. The leaders perception is that, it is a journey without returns, where the market is dominated by the greatest institution with the best professionals and each one must be in the same high standard level in order to continue to be part of the institution.
Key words: Module and course-leaders (tutor). Market. Poor performance. Different role in the same time. Educational groups.
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof. Dr. Antônio Luiz Marques– Orientador
Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Docente
Prof. Dr. Mario Teixeira Reis Neto – Participante externo
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