Autor: LEÚ SOARES DE OLIVEIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/05/2008

RESUMO O objetivo deste trabalho foi estudar as relações de poder entre mantenedoras e mantidas e como se dá a regulação de conflito entre ambas em uma Instituição Particular de Ensino Superior da região metropolitana de Belo Horizonte. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, de campo e documental, através da utilização de entrevista semi-estruturada aplicada a quatro gerentes, sendo dois da mantenedora e dois da mantida. Realizou-se análise de conteúdo com identificação de unidades de significação extraídas dos textos das entrevistas e dos documentos apresentados, sendo posteriormente analisados segundo referencial das teorias administrativas e da gestão contemporânea. As respostas dos entrevistados evidenciam que as relações de poder entre as duas entidades acontecem em grande parte pela ingerência da mantenedora nos assuntos da entidade mantida. Percebe-se que esta ingerência acontece pela falta de clareza da missão, dos objetivos organizacionais e das delimitações das áreas de atuações de cada uma das entidades. Além desta falta de conhecimento dos gerentes, a ingerência acontece também pela necessidade da entidade mantenedora se manter no poder, uma vez que, para elas, a órbita é uma só, ficando evidenciada a relação de poder entre o capital e o trabalho, já que ela representa o capital e a mantida o trabalho. Quanto ao conflito, apesar de ser inerente a qualquer ambiente, sua presença no interior das duas entidades decorre desta ingerência por parte da mantenedora na mantida. A regulação do conflito torna-se algo difícil, uma vez que falta ainda clareza aos gerentes quanto aos limites de atuações de cada uma das entidades e também da presença do Estado como instância superior para dirimir estes conflitos. Os resultados apontam para uma necessidade urgente da reforma universitária, exigindo que a mantenedora seja constituída na sua maioria e dirigida por profissionais da educação para com isso, tornar mais fácil o diálogo entre as duas entidades.

Palavras-chave: Poder – Conflito –Educação – Apoio ao Ensino

ABSTRACT  This study aims at studying the power relations between the supporter and the supported entities. It is also the goal of this work to understand the conflict regulation between these two entities in a private college institution in the great Belo Horizonte. In order to do so, a qualitative, descriptive, documental and field research was carried out through the utilization of a semi structured interview applied in four managers, two from the supporter entity and two from the supported one. The content analysis was done with the identification of the units of signification taken from the interview texts and the documents presented and then analyzed according to the administrative theories and the contemporary management. The answers of the managers who were interviewed point out that power relations between the two parties take place mostly due to the interference of the supporter entity in the issues related to the supported one. It is noticed that this interference takes place because there is no transparence in the mission, the organizational goals and the delimitations of the areas of each entities. Besides the lack of knowledge of the managers, the interference also takes place because of the necessity of the supporter entities to keep the power since there is only one orbit for them. This way, the power relation between capital and labor stands out because the supporter represents the capital and the supported the labor. When it comes to the conflict, although it is inherent to any environment, its presence inside both entities is a result of this interference in the supported entity. The conflict regulation becomes something quite difficult since the managers are not aware of the actuation limits of each entity and also because of the presence of the government as one superior instance to settle these conflicts. The results show an urgent necessity for a university reform, demanding that the supporter entity be constituted in the majority by professionals from the educational area and also be managed by these professionals to make the dialogue between the two entities easier.

Key words: Power – Conflict – Education – supporters – supported – Teaching

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmicas nas Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. FERNANDO COUTINHO GARCIA – Orientador

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