Autor: MARIA DO CARMO TEIXEIRA COSTA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  24/04/2008

RESUMO O tema desta dissertação – Relações de poder entre docentes universitários – é considerado de difícil exploração e conta com poucas referências bibliográficas devido às sutilezas e obscuridade que o envolve. Buscou-se descrever e analisar como ocorrem as relações de poder e a sua interferência no cotidiano dos docentes que ministram aulas no curso de Administração, na Região de Belo Horizonte. A fundamentação teórica deste trabalho privilegia os autores Eugène Enriquez, Pierre Bourdieu, Michel Crozier, Michel Foucault, Jean-François Chanlat, José Henrique de Faria, Cristina Amélia Carvalho e Marcelo Milano Falcão Vieira dentre outros, que se destacam no assunto. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte, no mês de dezembro de 2007, para a qual foi adotada a abordagem qualitativa, em metodologia descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram professores de cursos de Administração, que atuam em onze instituições de ensino superior privadas. A técnica de coleta de dados foi a entrevista estruturada e a forma de escolha dos entrevistados foi a indicação, com a aplicação da técnica da bola de neve. A análise dos dados foi orientada por matriz de análise temática consolidada no Núcleo de Relações e Tecnologias de Gestão – Nurteg, da Faculdade Novos Horizontes, possibilitando a identificação de doze subcategorias temáticas, destacadas pela percepção dos docentes entrevistados. Conclui-se a pesquisa com o atendimento aos objetivos e o reconhecimento das dificuldades impostas às possíveis alternativas de solução para o problema. Foram identificadas nove categorias das decorrências das relações de poder entre os docentes e constatados sentimentos angústia, ciúme e inveja, dentre outros, permeando as práticas de influência. Os resultados encontrados sugerem que coexistem no cotidiano do trabalho educativo sentimentos ambivalentes e contraditórios nas relações entre os docentes e que os mesmos experimentam impotência, fragilidade e inoperância funcional. As formas de influência se dão a partir das dissimulações, da explicitação da influência pessoal e profissional, das ações em benefício próprio, além da utilização da rede de relacionamentos. Essas redes, quando potencializadas, se transformam em força, dando suporte às intimidações e reivindicações, sobressaindo-se os jogos de interesses. Além disso, verificou-se que essas relações de poder entre pares interferem na organização do trabalho docente, sugerindo-se que sejam analisadas também com a finalidade de otimizar a gestão acadêmica. Esses resultados podem e devem ser apropriados para fins de estudo, em face ao desenvolvimento de novas reflexões e oportunidades de pesquisa.

Palavras-Chave: Relações de poder. Manifestação das relações de poder entre docentes. Gestão acadêmica.

ABSTRACT The subject of this dissertation – Relations of being able between university professors – is considered of difficult exploration and counts on few bibliographical references due to the subtitles and blackness that involves it. One searched to describe and to analyze as the relations of power and its interference in the daily one of the professor who gives lessons in the course of Administration, in the Region of Belo Horizonte. The theoretical base of this work privilegies authors Eugène Enriquez, Pierre Bourdieu, Michel Crozier, Michel Foucault, Jean-François Chanlat, Jose Enrique de Faria, Cristina Amélia Carvalho and Marcelo Milano Falcão Vieira among others that stand out in the subject. The research was carried through in Belo Horizonte city, in the month of December of 2007, for which the qualitative boarding was adopted, in descriptive methodology. The citizens of the research had been professors of courses of Administration that act in eleven private institutions of superior education. The technique of collection of data was the structuralized interview and the form of choose of the interviewed ones was the indication, with the application of the technique of the snow ball. The analysis of the data was oriented by matrix of thematic analysis consolidated in the Núcleo de Relações e Tecnologias de Gestão – Nurteg, of the Faculdade Novos Horizontes, making possible the identification of twelve thematic subcategories, detached for the perception of the interviewed professors. It is concluded research with the attendance to the objectives and the recognition of the difficulties imposed to the possible alternatives of solution for the problem. They had been identified nine categories of the results of the relations of power between the professors and evidenced feelings anguish, jealousy and it envies, among related others, permeate the practical ones of influence. The joined results suggest that they coexist in daily of the educative work the ambivalent and contradictory feelings of the relations between the professors and that the same ones try impotence, fragility and functional inoperance. The influence forms give from the dissimulations, of the explicitation of the personal and professional influence, of the actions in proper benefit, assured for the use of the net of relationships. These nets, when potentialized, transform into force, giving have supported to the intimidations and claims, to stand out itself the games of interests. Beyond the displayed one, it was verified that these relations of power between pairs intervene in the conditions and in the organization of the teaching work, suggesting it that they are also analyzed, with the purpose to optimize the academic management. These results can and must be appropriate for ends of study, in face to the development of new reflections and chances of research.

Word-Key: Relations of being able. Manifestation of the relations of power between professors. Academic management.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmicas nas Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia  – Docente

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva – Docente

Prof.ª Dr.ª Ìris Barbosa Goulart – Participante externo

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