Autor: JOSÉ FLAVIO PEREIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  26/06/2008

RESUMO A presente dissertação busca responder à seguinte questão orientadora: quais são as principais vantagens competitivas proporcionadas por uma rede de empresas moveleiras e quais as principais dificuldades verificadas na sua criação, estruturação, funcionamento e manutenção? Como objeto da pesquisa foi selecionada uma rede de empresas atuantes em comércio varejista no segmento de móveis residenciais médio-populares, em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, da Capital mineira, denominada Lojas Móbile. Essa rede conta com a participação de dezesseis empresários, os quais, juntos, possuem 75 pontos de vendas e geram mais de quinhentos empregos diretos. Partindo do pressuposto de que a estrutura organizacional em redes favorece a competitividade, procurou-se identificar os principais benefícios e dificuldades verificadas na operacionalização de uma rede, com base na revisão de literatura e, do ponto de vista empírico, tendo como referência a percepção dos empresários que nela atuam. Propôs-se então, um estudo de caso exploratório, de natureza qualitativa, por enfocar um nível de realidade que não pode ser quantificado, mas sim, interpretado. Na pesquisa empírica foi utilizada a triangulação de fontes e instrumentos de coleta. Foram realizadas a coleta de documentos da rede pesquisada e a de outras fontes secundárias de informação, entrevistas com a utilização de questionários semi[1]estruturados, assim como observação participante de natureza etnográfica nas empresas – membros, selecionadas. Os resultados obtidos possibilitaram classificar a rede pesquisada como Burocrática Simétrica, Dinâmica, Mandala, com Laços de Cooperação entre firmas espacialmente descentralizadas (alianças estratégicas). Ainda, à vista dos resultados obtidos mediante a aplicação desses procedimentos empíricos, especialmente, por meio das entrevistas realizadas com dez empresários, um representante comercial e um fornecedor da rede, foi possível obter e registrar nesta dissertação, um rol de vantagens competitivas percebidas pelas empresas associadas, exaustivamente apontadas pelos entrevistados. As desvantagens também, detalhadamente expostas, fazem parte deste trabalho. As evidências empíricas reforçaram o pressuposto que levou ao questionamento formulado e, ao final, a pesquisa demonstrou que o modelo de rede sugerido pode tornar-se uma ferramenta de grande valia para outras empresas e contextos de negócios.

Palavras-chaves: Redes de empresas. Vantagem competitiva. Alianças estratégicas. Lojas Móbile. Varejo moveleiro.

ABSTRACT This dissertation is aimed at answering the following research question: what are the main competitive advantages provided by a business network? What are the principal difficulties found in creating, structuring, operating and maintaining this network? Selected as the research object, a medium and popular furniture retail business network, named Lojas Móbile, was chosen for study, being this network active in Belo Horizonte and the metropolitan region of the capital of the state of Minas Gerais, Brazil. Rede Móbile has the membership participation of 16 (sixteen) entrepreneurs, that share among themselves 75 (seventy–five) sale points and that employ over 500 (five-hundred) direct employees. The research starting point was the assumption that network organizational structures favor competitiveness. Against this background, the research work was designed to identify perceived network operational benefits and difficulties, on the one side, through literature review and, on the other, the empirically-based side, on the chosen network participant entrepreneurs’ point of view. An exploratory and qualitative case study research methodological approach was adopted as, at this stage of research, it was expected that it would rather provide understanding and interpretation to the focused object than quantification. The empirical research included triangulation procedures related to data collection sources and instruments. Documentary and secondary information was collected and semi-structured questionnaires were undertaken with selected network member entrepreneurs and participants, together with participatory (ethnographic) observation. The obtained results allowed classification of the studied network as Burocratic, Symmetrical, Dynamic and Madala-type, with cooperation bonds among spatially-decentralized firms (strategic alliances). Moreover, the results obtained through interviewing 10 (ten) entrepreneurs, a commercial agent and a network supplier shown and registered a set of perceived competitive advantages by the associated member companies, also exhaustively pointed out by the interviewees. The disadvantages, as detailed, are also a contribution of this dissertation. The empirical evidence found reinforces the assumption that has guided the research and that, at the end, have demonstrated that the suggested network model can turn into a valuable tool to be applied in other companies and business contexts.

Key-words: Business networks. Competitive advantage. Strategic alliances. Lojas Móbile. Furniture retail.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Valéria Maria Martins Júdice – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Cristiane Fernandes De Muylder – Docente

Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares – Participante externo

 

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