Autor: LEILA DE FÁTIMA SANTOS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  08/04/2010

RESUMO Este estudo teve como objetivo principal analisar a qualidade de vida no trabalho do enfermeiro, dado o caráter emergencialista e não emergencialista do trabalho realizado por esse profissional em um hospital público inserido na rede de atendimento exclusivo ao SUS da cidade de Belo Horizonte. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva e analítica, com abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentado no modelo de Westley (1979), que aborda a qualidade de vida no trabalho a partir de quatro dimensões: econômica, política, psicológica e sociológica. Participaram desta pesquisa uma amostra de 95 enfermeiros, o que corresponde a um percentual de 68,8% em relação ao total de enfermeiros da instituição, representativos dos dois tipos de atendimento: não emergencial (66,6%) e emergencial (76,6%). Os dados de pesquisa foram coletados em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de um questionário, contemplando dados demográficos e ocupacionais e questões relativas às dimensões de QVT. A segunda etapa compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas, com um percentual de 10% dos respondentes do questionário, com o propósito de aprofundar nos achados mais significativos da fase quantitativa. Os dados foram tratados por meio da estatística descritiva e bivariada e analisados pelo método de análise de conteúdo. Considerando-se os aspectos demográfico[1]ocupacionais da pesquisa, concluiu-se que a instituição é composta, em sua maior parte, por profissionais do sexo feminino, solteiras, sem filhos, com idade inferior a 30 anos e com algum tipo de especialização latu sensu em curso. Além disso, fazem parte do quadro institucional há menos de 5 anos, são efetivas pelo regime estatutário, com jornada de 30 horas semanais, percebendo uma remuneração inferior a R$2.500,00 e compondo a frente de trabalho não emergencial do hospital. Quanto aos resultados de QVT, observou-se que a dimensão econômica mostrou-se a mais frágil entre as quatro dimensões abordadas no estudo. As dimensões políticas e psicológicas, na percepção dos enfermeiros, são passíveis de melhorias, pois apresentaram índices intermediários entre satisfação e insatisfação. Já a dimensão sociológica foi a única, no ponto de vista dos enfermeiros, satisfatória. Considerando os resultados globais de cada dimensão, observou-se que não existem diferenças significativas, entre os enfermeiros que atuam no atendimento não emergencial e emergencial. Porém, analisando as variáveis que compõem cada uma dessas dimensões, constatou-se que existem diferenças representativas. No parecer dos enfermeiros não emergencialistas, a qualidade da supervisão foi avaliada positivamente. A disponibilização de materiais e equipamentos para a execução das atividades, a participação nas decisões e resolutividade dos conflitos são indicadores que precisam de melhorias na percepção desse grupo. Já no parecer dos enfermeiros emergencialitas, a disponibilização de materiais e equipamentos e a segurança no emprego foram vistos de modo satisfatório, enquanto a qualidade da supervisão, volume de trabalho e salário em relação à contribuição efetiva, na percepção desse grupo, precisam ser revistos. Um achado comum foi a satisfação dos enfermeiros em relação ao respeito e tratamento recebidos da chefia, oportunidade de conhecer pessoas no ambiente de trabalho, o trabalho em equipe, a habilidade da equipe frente à assistência ao paciente, o uso de diferentes habilidades aplicadas na realização do trabalho, o relacionamento em equipe e a liberdade de expressão no hospital. Outro resultado comum foi a avaliação negativa a respeito da atuação sindical, na representação da categoria.

Palavras-Chave: Qualidade de Vida no Trabalho; Enfermagem; Papel do Enfermeiro; Hospital.

ABSTRACT The present study aimed to analyze, quality of work life of nurses, given the emergency and non-emergency work performed by these professionals in a public hospital inserted into the network of exclusive attention to the SUS in the city of Belo Horizonte. This is a comparative case study, descriptive and analytical, with quantitative and qualitative approach, based on Westley’s pattern (1979), approaching quality of work life from four dimensions: economic, political, psychological and sociological. A sample of 95 nurses participated in this study, representing 68.8% over the total number of nurses of the institution, representing the two types of treatment: non-emergency (66.6%) and emergency (76.6 %). Survey data were collected in two stages: the first consisted of a questionnaire, covering demographic and occupational data and issues related to the dimensions of QWL (Quality of Work Life). The second stage consisted of semi-structured interviews, with 10% of respondents of the questionnaire, in order to peruse the most significant findings of the quantitative phase. The data were processed by using descriptive statistics and bivariate analysis, and analyzed through the content analysis method. Considering the demographic and occupational aspects of the research, it was concluded that the institution is made up mostly by female professionals, single, with no children, younger than 30 years and with some kind of latu sensu specialization courses. They are part of the institutional framework within 5 years, employed under a statutory scheme, with a 30-hour workday per week, receiving a salary less than R$ 2,500.00 and on the work front of a non-emergency hospital. Considering the results of QWL, it was observed that the economic dimension proved to be the weakest among the four dimensions addressed in the study. The political and psychological dimensions according to nurses are subject to improvements, since they showed intermediate rates between satisfaction and dissatisfaction. The sociological dimension was the only one satisfactory in accordance with the nurses. Considering the overall performance of each dimension it was observed that there are no significant differences between nurses working in non-emergency and emergency care. However, analyzing the variables that make up each of these dimensions it was found that there are representative differences. According to non-emergency nurses, the quality of supervision was assessed positively. In accordance with this group the availability of materials and equipment for the implementation of activities, participation in decisions and resolution of conflicts are indicators for improvement. In the opinion of emergency nurses, the availability of materials and equipment and job security were seen satisfactorily, while the quality of supervision, workload and salary in relation to the effective contribution should be revised. A common finding was the satisfaction of nurses considering the respect and treatment received from supervisors, the opportunity to meet people in the workplace, teamwork, the ability of the team to patient care, the use of different skills applied at work, the team relationship and freedom of expression in the hospital. Another common result was a negative assessment about the union activity, while representing the category.

Keywords: Quality of Working Life; Nursing, Nurse’s Role; Hospital

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

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