Título: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: estudo com servidores técnico-administrativos do CEFET-MG

Autor:  Marcos Vinício de Paula

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  29/11/2016

Resumo: Em virtude da especial atenção que deve ser dada aos temas relacionados ao ambiente de trabalho, sobretudo por ser um meio de satisfazer as necessidades humanas, este estudo objetivou analisar e descrever a influência da QVT em relação ao comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do CEFET-MG, utilizando para tanto os modelos de QVT de Walton (1973) e Hackman e Oldham (1975) e o modelo de comprometimento de Meyer e Allen (1991). Tais modelos foram escolhidos por serem complementares e os mais abrangentes. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e explicativa. As abordagens utilizadas foram a quantitativa e a qualitativa. O método adotado foi o estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de questionário respondido por uma amostra de 175 indivíduos de um universo de 345 e de entrevistas realizadas com 10 indivíduos, número obtido pela saturação de dados. Os dados foram analisados por meio de estatística (descritiva, análise discriminante e análise de regressão) e de análise de conteúdo. Os achados sinalizaram índices de QVT adequados, sendo as dimensões “estabilidade”, “equilíbrio trabalho e vida” e “inter-relacionamento” consideradas, em média, como as que causam mais satisfação em QVT aos sujeitos pesquisados. De outro lado, as dimensões “oportunidade de crescimento profissional” e “feedback extrínseco” foram consideradas as que menos causam satisfação em QVT. Foram encontrados altos índices de comprometimento organizacional, sendo a base afetiva a que mais se destacou, seguida da base instrumental e da normativa. Com base na análise discriminante observou-se que as dimensões de QVT que mais impactam o comprometimento organizacional dos servidores do CEFET-MG são: “integração social” e “oportunidade de crescimento profissional e pessoal”, do modelo de Walton (1973); e “inter-relacionamento” e “identidade da tarefa”, do modelo de Hackman e Oldham (1975). Já a análise de regressão confirmou os dados da análise discriminante para o modelo de Walton (1937), indicando as dimensões “integração social” e “oportunidade de crescimento profissional e pessoal” como as que mais impactam o comprometimento organizacional. Os indivíduos que apresentam percepção positiva em relação a essas dimensões tendem a apresentar comprometimento organizacional mais elevado, ao passo que aqueles que apresentam percepção negativa tendem a apresentar baixo nível de comprometimento. Os dados qualitativos confirmaram os dados estatísticos. Tais dados revelam que, para estimular o comprometimento organizacional de seus servidores, o CEFET-MG deve investir em ações que promovam maior integração social entre seus servidores e nas políticas de promoção profissional, dando maior ênfase, sobretudo, nas capacidades técnicas dos indivíduos. A pesquisa contribui para enriquecer os conhecimentos existentes sobre o assunto e por estimular a realização de estudos futuros. Contribui, ainda, para o melhor desenvolvimento da instituição pesquisada e para que a sociedade receba um serviço de maior qualidade, haja vista que a instituição objeto de estudo trata-se de instituição pública.

Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Qualidade de vida no trabalho. Hackman e Oldham. Meyer e Allen. Walton.

 

Abstract: Due to the special attention that should be given to work environment issues, especially as a means to satisfy human needs, this study aimed to analyze and describe the influence of the quality of life at work in relation to the organizational commitment of the CEFET technical-administrative servants -MG, using both Walton’s (1973) and Hackman and Oldham (1975) quality of life at work models and Meyer and Allen’s model of commitment (1991). These models were chosen because they are complementary and the most comprehensive. This research is characterized
as descriptive and explanatory. The approaches used were quantitative and
qualitative. The method adopted was the case study. Data collection was done through a questionnaire answered by a sample of 175 individuals from a universe of 345 and from interviews with 10 individuals, a number obtained by data saturation. Data were analyzed by means of statistics (descriptive, discriminant analysis and regression analysis) and content analysis. The findings indicated adequate quality of life at work indexes, with the «stability», «work and life balance» and «interrelations» dimensions being considered, on average, as the ones that cause the most satisfaction in quality of life at work for the subjects surveyed. On the other hand, the dimensions «professional growth opportunity» and «extrinsic feedback» were considered the least satisfying quality of life at work. High levels of organizational commitment were found, and the affective base was the one that stood out the most, followed by the instrumental and normative basis. Based on the discriminant analysis, it was observed that the dimensions of quality of life at work that most impact the organizational commitment of the CEFET-MG servers are: «social integration» and «opportunity for professional and personal growth», Walton’s model (1973); And «inter-relationship» and «task identity», from the Hackman and Oldham (1975) model. Regression analysis confirmed the data of the discriminant analysis for the Walton model (1937), indicating the dimensions «social integration» and «opportunity for professional and personal growth» as those that most impact organizational commitment. Individuals who are positive about these dimensions tend to have higher organizational impairment, whereas those with negative perceptions tend to have a low level of commitment. Qualitative data confirmed the statistical data. These data reveal that, in order to stimulate the organizational commitment of its employees, CEFET-MG should invest in actions that promote greater social integration among its employees and in the policies of professional promotion, giving greater emphasis, above all, on the technical capacities of individuals. Research contributes to enriching existing knowledge on the subject and stimulating future studies. It also contributes to the better development of the research institution and to the society receiving a higher quality service, given that the institution under study is a public institution.

Keywords: Organizational commitment. Quality of life at work. Hackman and Oldham. Meyer and Allen. Walton.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organizações

Problema de Pesquisa: “Como o coordenador de cursos de graduação percebe suas vivências de prazer e sofrimento no trabalho?

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Antonio Luiz Marques

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente

Prof. Dr. Carlos Alberto Gonçalves – Participante Externo

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