Autor: ALOÍSIO DUTRA DE OLIVEIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  24/05/2011

RESUMO Remonta ao início do século passado a preocupação do Homem em produzir alimentos mais saudáveis para seu consumo, a partir de técnicas mais aprimoradas que permitissem uma produção de alimentos com maior integração com a natureza. Evitar produtos químicos, agrotóxicos, pesticidas e adotar técnicas de conservação do solo com alternância de culturas e preservação de lençóis de água orienta os princípios de produção agropecuária orgânica. Considera-se como produto da agricultura orgânica ou produto orgânico aquele que seja ele in natura ou processado, obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Iniciavam-se assim os primeiros passos do Homem em busca da sustentabilidade. O objetivo deste estudo foi de analisar os fatores e características percebidas pelos consumidores na escolha de produtos orgânicos em supermercados na região sul no município de Belo Horizonte. E para alcançá-lo utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo numa abordagem quantitativa descrevendo os fatos encontrados. A amostra foi por acessibilidade e não probabilística. O questionário usado foi adaptado de dois outros questionários: Silva (2003) e Ceschim (2008). Foram aplicados 200 questionários nos supermercados da região sul do município de Belo Horizonte.  Destes, foram 174 questionários válidos para análise dos resultados. Na análise dos dados foi realizada a análise descritiva simples (freqüência e média) e análise fatorial exploratória, por meio do uso de software SPSS v14 (Statistical Package for Social Sciences). Como resultado obteve-se em maioria a presença feminina, a escolaridade com graduação, disposição a pagar mais pelo produto orgânico e a preocupação com a saúde e a sustentabilidade. Como sugestões de novos estudos propõem-se pesquisar como a rede de supermercados tem procurado se preparar para a demanda de consumidores de alimentos orgânicos e também a qual importância econômica dos consumidores de produtos orgânicos para rede de supermercados em tempos de sustentabilidade.

Palavras chaves: Produtos orgânicos, Consumidor, Valor percebido, Sustentabilidade.

 

ABSTRACT It dates from the beginning of the past century the humanly preoccupation to produce aliments better suited for his consume, out of more improved techniques permitting the production of aliments with a better integration with nature. Abstaining from chemicals, agro-toxics, pesticides and adopting techniques of soil conservation with alternating crops and maintenance of the under soil waters oriented the principles of organic farming. One considers as a product of organic farming or organic product. The one, in nature or processed, that has been obtained through an organic system of farm production or coming out of sustainable extraction process, without prejudice to the local ecosystem. In this manner were initiated the first steps of humankind in the quest of sustainability. The aim of this study was to analyze the factors and characteristics perceived by the consumers in the choice of organic products in the supermarkets of the south part of the city of Belo Horizonte. To reach this goal one used as methodology the field-research in a quantitative approach, describing the facts founded. The sampling was through probability. The questionnaire therefore used was adapted from two other questionnaires: Silva (2003) and Ceschim (2008). Two hundred questionnaires were applied in the supermarkets of the south of Belo Horizonte. Of these, 174 were validated for results analysis. In the data analyze one realized the simple descriptive analysis (frequency and media) and factorial exploratory analyze, with use of the SPSS software v14 (Statistical Package for Social Sciences). The results were: majority of female presence, schooling with graduation, disposition to pay more for an organic product and preoccupation with heath and sustainability. As suggestion for new studies, one proposes to inquire how the supermarket nets are planning to prepare for the demands of the organic aliments consumers and also what is the economic relevance of these consumers in time of sustainability.

Keywords: organic products; consumer, perceived value, sustainability

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Cristiana Fernandes de Müylder – Orientadora

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