Autor: NESMÁRIA SANY COSTA ALVES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  05/05/2011

RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar as vivências de prazer e sofrimento de motoristas de transporte rodoviário de passageiros, tomando como eixo norteador a Psicodinâmica do Trabalho. Para a consecução desse objetivo, optou-se, como metodologia, por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, baseada em um estudo de caso, contemplando ainda a triangulação de dados. As unidades de análise e de observação foram, respectivamente, uma empresa de transporte rodoviário de passageiros de Minas Gerais e 134 motoristas que nela trabalham. A coleta de dados abrangeu quatro técnicas – questionário, entrevistas, documentos e observação. As escalas do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) (MENDES; FERREIRA, 2007), questionário utilizado, apresentaram-se, em sua maioria, com avaliação entre crítica a grave, indicando aspectos relativos ao sofrimento associados a elementos de precarização e penosidade no trabalho. Tais resultados, complementados com entrevistas, análise de documentos e observações feitas, permitiram concluir que a organização do trabalho a que os motoristas estão submetidos lhes provoca mais sofrimento que as relações socioprofissionais e as condições de trabalho, nessa ordem. No entanto, as relações profissionais são prejudicadas em função das disputas existentes e da falta de comunicação, afetando a relação com os pares e as chefias. As condições de trabalho, no geral, foram avaliadas de modo satisfatório. O custo cognitivo mostrou-se como custo humano do trabalho mais grave, em razão da necessidade de se lidar com imprevistos, prever acontecimentos, usar a visão, concentrar e usar a memória. Os danos físicos do trabalho se apresentaram como mais críticos, se comparados aos danos psicológicos e sociais. Todos os fatores relativos às vivências de prazer indicaram situação crítica. Os indicadores de realização profissional, os aspectos referentes à falta de reconhecimento e aos danos provocados pelo trabalho foram apontados, em sua maioria, como críticos. Na comparação de fatores de prazer e sofrimento com faixa etária e tempo de serviço, verificou-se que motoristas com mais idade e motoristas recém-chegados registram maior realização profissional. O esgotamento profissional e a falta de reconhecimento se mostraram mais significativos para  motoristas que trabalham acima de 41 horas por semana. Descobriu-se também que, quanto mais existe organização do trabalho, mais esgotamento profissional e falta de reconhecimento podem decorrer da relação de trabalho. Em linhas gerais, os motoristas demonstraram descontentamento com a exagerada pressão sobre eles, a falta de liberdade para expressão, as disputas profissionais existentes, a política salarial da empresa e a falta de reconhecimento no trabalho. Outro aspecto a ser enfatizado quanto às vivências de prazer e sofrimento diz respeito à forma como os princípios do sistema de qualidade da empresa são transpostos para a atividade do motorista. Quanto aos quesitos de realização profissional, quase todos os motoristas se posicionaram favoravelmente. Observou-se, ainda, que, apesar da precariedade e da penosidade do trabalho, esses profissionais ainda sentem prazer na profissão, o que não descarta a necessidade de revisão das condições de trabalho, em sentido lato, a que eles estão submetidos, de forma a equilibrar o prazer e o sofrimento no trabalho.

Palavras-chave: Prazer e sofrimento no trabalho. Transporte rodoviário de passageiros. Motorista de transporte rodoviário de passageiros.

 

ABSTRACTThis study had as objective to analyze experiences of pleasure and suffering of drivers of road transport of passengers, taking as central guide the Work Psicodynamic. For the achievement of this objective, it was opted, as methodology, for a research descriptive, of qualitative and quantitative boarding, based in a case study, contemplating still the triangulation of data. The units of analysis and observations had been, respectively, a company of road transport of passengers of Minas Gerais and 134 of theirs drivers. The collection of data enclosed four techniques – questionnaire, interviews, documents and observations. The scales of the Inventory of Work and Risks of Illness (ITRA) (MENDES; FERREIRA, 2007), used questionnaire, had presented themselves, in its majority, with critical evaluation between the serious one, indicating relative aspects to the suffering associates the elements of precariousness and painfulness in the work. Such results, complemented with interviews, made analysis of documents and observations, had allowed to conclude that the organization of the work which the drivers are submitted causes them more suffering that the occupational relations and the conditions of work, in this order. However, the professional relations are harmed in function of the existing disputes and of the communication lack, affecting the relation with the pairs and you command them. The work conditions, in the generality, had been evaluated in satisfactory way. The cognitive cost revealed as human cost of the work most serious, in reason of the necessity of if dealing with unexpected, foreseeing events, to use the vision, to concentrate and to use the memory. The physical damages of the work if had presented as more critical, if compared with the psychological and social damages. All the relative factors to the pleasure experiences had indicated critical situation. The pointers of professional accomplishment, the referring aspects to the lack of recognition and the damages caused for the work had been pointed, in its majority, as critical. In the comparison of factors of pleasure and suffering with age range and time of service, it was verified that older drivers and just register had bigger professional accomplishment. The professional exhaustion and the lack of recognition if had shown more significant stop drivers who work over 41 hours per week. Also found out that, where more organization of the work exists, more professional exhaustion and recognition lack can elapse of the work relation. In general lines, the drivers had demonstrated dissatisfaction with the exaggerated pressure on them, the existing lack of freedom for expression, professional disputes, the wage politics of the company and the lack of recognition in the work. Another aspect to be emphasized how much to the experiences of pleasure and suffering it says respect to the form as the principles of the system of quality of the company is transposed for the activity of the driver. How much to the questions of professional accomplishment, almost all the drivers had located favorably. It observed, still, that, although precariousness and of painfulness of work, this professionals still feels pleasure in that occupation, what it does not discard the necessity of revision of the work conditions, in liberal interpretation, the one that they are submitted, of form to balance the pleasure and the suffering in the work.

keywords: Pleasure and suffering in the work. Road transport of passengers. Driver of road transport of passengers.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr.  Luiz Carlos Honório – Orientador

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