Autor: ALINE DE FREITAS OLETO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  06/10/2011

Resumo Esta pesquisa tem por objetivo analisar as vivências de prazer e sofrimento de gerentes bancárias da cidade de Belo Horizonte. A fundamentação teórica possibilitou melhor compreensão da dinâmica que envolve possíveis fatores e variáveis que produzem o sofrimento psíquico decorrente do trabalho. Para a realização deste estudo, adotaram-se os métodos quantitativos e qualitativos baseados em um levantamento de dados. O instrumento da coleta de dados quantitativos, a escala de indicadores de prazer e sofrimento no trabalho (EISPT), elaborada por Mendes (1999), foi respondido por 30 gerentes, mulheres, de diferentes agências bancária da cidade de Belo Horizonte. Dessas, 10 gerentes participaram da entrevista semiestruturada. Esse número foi definido pelo critério de facilidade de acesso as mesmas. Para a análise dos dados, os resultados dos questionários foram submetidos a uma análise estatística descritiva e uni variada. As entrevistas foram apuradas por meio da análise de conteúdo, com base a metodologia de Bardin (1979), utilizando-se as versões 8 e 9 do programa NVivo. A partir das respostas obtidas, percebeu-se de forma geral, que as gerentes apresentam disposição, satisfação e comprometimento com o trabalho que realizam e reconheceu-se a importância dos laços afetivos com os colegas de trabalho. Como consequências negativas destacam-se o estresse causado pela rotina intensa de trabalho e as pressões exercidas pela organização sobre as gerentes, principalmente aquelas relacionadas ao cumprimento de metas. Algumas trabalhadoras alegaram ter ou já ter dito algum tipo de doença psíquica e/ou física em decorrência do trabalho. O sofrimento acontece diariamente no trabalho estudado e tem múltiplas causas, assim como o prazer. Entretanto, vale destacar que nesse estudo as gerentes apresentaram uma percepção de normalidade diante das situações de pressão, cobranças e estresse, entre outras, até então consideradas como condições para as vivências de sofrimento no trabalho. Esse novo comportamento gerencial, denominado por Melo, Cassini e Lopes (2010) como “Síndrome de Estocolmo Gerencial”, revela um novo contexto para a análise da função gerencial.

 

Abstract This objective of this research is to analyse the experiences of suffering or pleasure of bank managers in the city of Belo Horizonte. The theoretical basis allows for a greater understanding of the dynamic that involves possible factors and variables that produce work related mental suffering. To carry out this study, quantitative and qualitative methods were used for the production of data. The quantitative data collection instrument completed by 30 managers, women from different branches in the city of Belo Horizonte – was the Scale of Pleasure and Suffering in the Workplace created by (1999). Of the respondents, managers participated in a semi-structured interview, the criteria for the number of people interviewed was ease of access to the respondents. For the data analysis the results of the questionnaires were submitted for a statistical analysis of a simple and uni-variable nature. The interviews were reviewed through content analysis based upon Bardin’s methodology, using versions 8 and 9 of the NVivo programme. From the answers obtained, it was perceived in a general form that the managers demonstrated willingness, satisfaction and dedication in the work they do and the importance of emotional ties with work colleagues was recognised.  As negative consequences identified, stress caused by the intense daily work routine and pressure exerted by the organization upon the managers, primarily those related to meeting of targets. Some workers admitted to having or having had some type of work-related mental and/or physical problem. The suffering occurs on a daily basis in the work studied and has multiple causes, as does pleasure. However, it is worth pointing out that in this study the managers presented a perception of normality regarding the incidence of pressure, demands and stress, amongst other things, up until then considered as the conditions for the experiencing of suffering in the workplace. This new managerial behaviour, described by Melo, Cassini and Lopes (2010) as “Managerial Stockholm Syndrome”, reveals a new context for the analysis of the managerial function.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina Oliveira de Lopes Melo – Orientadora

Baixar arquivo: Aline de Freitas Oleto