Autor: SILVANA EVANGELISTA DA SILVA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/05/2016

 

RESUMO Este estudo tem por objetivo descrever o uso da sedução em ambiente organizacional e seu impacto na articulação da subjetividade dos funcionários. Trata[1]se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, baseada em um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 10 gerentes com atuação no Brasil no setor de automação e manutenção, que, usualmente, repassam às equipes de trabalho o modus operandi seguido pela matriz, dos quais esperam atitudes de liderança para motivar, envolver pessoas e seduzir, sendo este um atributo valorizado pela sociedade. As organizações, por meio de suas práticas de gestão, buscam o primado dos objetivos financeiros, a produção da adesão e a mobilização psíquica. Assim, esperam de seus empregados «uma implicação subjetiva e afetiva» (GAULEJAC, 2007, p. 108), que deve ser aplicada na própria organização, personificada, com o objetivo de transformar a energia libidinal de seus empregados em força de trabalho. Práticas gerenciais sedutoras são aquelas dedicadas à mobilização da subjetividade dos indivíduos. Para Barros et al. (2008, p. 13), elas promovem a identificação com a organização e o vínculo passional. Também, integram as atribuições atuais do Departamento de Recursos Humanos e visam estabelecer um vínculo emocional entre o trabalhador e a empresa. propõe-se aqui a discutir como estes profissionais sofrem o sequestro de sua subjetividade para atender prontamente às diretrizes lançadas pela organização e os mecanismos utilizados pela gestão para encantá-los a replicarem suas diretrizes, considerando o engajamento e a adesão destes profissionais à cultura da empresa, as formas de controle utilizadas e as relações de dominação existentes nesta organização. A análise das narrativas destes gerentes permitiu identificar a existência de práticas sedutoras de gestão, as quais levam seus membros a aderirem voluntariamente aos desafios lançados e a vivenciarem constantemente a preocupação com o autodesenvolvimento, a manutenção da empregabilidade a uma postura proativa em relação às mudanças e a convivência com a competitividade e a instabilidade, cada vez mais presentes no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Poder. Sedução. Práticas de gestão. Liderança. Subjetividade.

ABSTRACT This study aimed to describe the use of seduction in organizational environment and its impact on joint subjectivity of employees. Its a descriptive, qualitative, based on a case study. Were conducted in-depth interviews with 10 managers operating in Brazil in automation and maintenance sector, which usually pass on work teams the modus operandi followed by the matrix of which expect leadership attitudes to motivate, engage people and seduce, and this one attribute valued by society. Organizations, through their management practices, seeking the primacy of financial objectives, the production of adhesion and psychic mobilization. So they expect from their employees «a subjective and emotional implication» (GAULEJAC, 2007, p. 108), which should be applied in the organization itself, personified, in order to transform the libidinal energy of its employees in the workforce. Seductive management practices are those dedicated to mobilizing the subjectivity of individuals. For Barros et al. (2008, p. 13), they promote identification with the organization and passionate bond. Also integrate the current functions of the Department of Human Resources and aim to establish an emotional link between the worker and the company. It is proposed here to discuss how these professionals suffer the kidnapping of their subjectivity to promptly meet the guidelines released by the organization and the mechanisms used by management to charm them to replicate its guidelines, considering the engagement and adherence of these professionals to the company culture, forms of control used and the existing relations of domination in this organization. The analysis of the narratives of these managers identified the existence of seductive management practices, which lead its members to adhere voluntarily to launched challenges and constantly experiencing concern with self[1]development, maintaining employability to a proactive stance in relation to changes and living with competitiveness and instability, increasingly present in the labor market.

Keywords: Power. Seduction. Management practices. Leadership. Subjectivity

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia– Orientador

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente

Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Anna – Participante externo

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