Autor: CLARA LUCIA SACCHETTO LINHARES

Data da Defesa:  28/02/2008

RESUMO Os jogos de empresa comportamentais se configuram como importante ferramenta de aprendizagem e vÍm sendo adotados no ambiente acadÍmico. Isto porque, seu enfoque baseia-se no conceito da aprendizagem vivencial, em que os alunos realizam vivÍncias simuladas com base na teoria ensinada, em um ambiente controlado, e relacionadas com a realidade. Entretanto ainda s„o restritos a algumas disciplinas e conte˙dos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a influÍncia dos jogos de empresa no processo de aprendizagem, na Ûtica de alunos e professores de cursos de Gest„o de duas IES particulares, situadas na cidade de Belo Horizonte. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa descritiva, tendo como mÈtodo a pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de question·rios aplicados em alunos e professores das IES, alÈm de entrevista com os coordenadores de cada curso. Para a an·lise dos dados utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC desenvolvida por LefËvre e LefËvre (2000). Verificou-se que os jogos de empresa influenciam no processo de aprendizagem uma vez que tanto os professores quanto os alunos perceberam que sua utilizaÁ„o em sala de aula favorece a integraÁ„o da teoria com a pr·tica, facilitando o repasse e a apreens„o dos conte˙dos trabalhados, acelerando o processo de aprendizagem, e proporcionando uma participaÁ„o mais efetiva dos alunos, por meio de aulas din‚micas e estimulantes. Verificou-se, tambÈm, que os jogos de empresa apresentam restriÁıes quanto a sua utilizaÁ„o como mÈtodo de ensino como, a necessidade de formaÁ„o do professor em jogos de empresa e din‚mica de grupos; a aplicaÁ„o de um jogo deve ter um objetivo claro e um foco a ser atingido. AlÈm disso, deve ser explorado o Ciclo de Aprendizagem Vivencial ñ CAV para melhor apreens„o do conte˙do; e antes de sua aplicaÁ„o, È necess·rio avaliar se o momento È adequado e se corresponde ‡s necessidades da turma.

Palavras-chave: Processo de aprendizagem, jogos de empresa, MÈtodos de ensino

ABSTRACT The games of behavioural company is set as an important tool for learning and have been adopted in the academic environment. This is because, its focus is based on the concept of living learning, where students perform simulated experiences based on the theory taught in a controlled environment, and related to reality. Meanwhile are still restricted to some subjects and content. Therefore, this study aimed to examine the influence of games of company in the learning process, in view of students and teachers of courses in management of two individuals IES, located in the city of Belo Horizonte. The research was characterized as qualitative descriptive, and as a method to search the field. Data were collected through questionnaires applied to students and teachers of IES, and interview with the coordinators of each course. For the analysis of the data used is the methodology of Speech by collective subject – DSC developed by LefËvre and LefËvre (2000). It was found that the games of business influence in the learning process since both teachers as the students realized that their use in the classroom promotes the integration of theory with practice, facilitating the seizure of content and repassing worked, spurring learning process, and providing a more effective participation of students, through dynamic and challenging classes. There was also that the games company, have restrictions on its use as a method of teaching as the need for teacher training in games of the company and dynamics of groups and the application of a game must have a clear goal and a focus to be reached. Moreover, should be exploited the Cycle of Learning Vivencial – CAV to improving understanding of the content, and before its application, it is necessary to assess whether the time is appropriate and that meets the needs of the class.

Keywords: Process of learning games, business, teaching methods.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon– Orientadora

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Dissertação-Clara-Lúcia-Sachetto-Linhar.pdf