Autor: SEBASTIANA APARECIDA RIBEIRO GOMES
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 20/12/2011
RESUMO As Tecnologias de Informação e Comunicação têm provocado verdadeiros impactos na sociedade e, consequentemente, no ambiente de negócios. Para que as empresas consigam sobreviver a esses impactos, elas precisam inovar constantemente e contar com o suporte das próprias tecnologias para que sejam capazes de tomar decisões inteligentes, em um ambiente dinâmico. Dessa forma, foi realizado este estudo com o objetivo de analisar os impactos provocados com a adoção da tecnologia de Business Intelligence na gestão da área comercial de empresa do setor de comunicação do Estado de Minas Gerais, do ponto de vista dos gestores dessa área e dos profissionais responsáveis pelo projeto de implementação da tecnologia. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter descritivo, baseada em estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que, além da tecnologia, é fundamental que os usuários dominem as regras de negócio que envolvem as suas funções para que possam usufruir dos recursos que a tecnologia oferece. Além disso, constatou-se que, após a implantação do sistema de BI, houve melhoria no processo de tomada de decisão, graças às tecnologias que unificam os dados dos sistemas transacionais e que proporcionam várias formas para a análise desses dados. Sendo assim, a gestão observou ganhos em produtividade e na resposta mais rápida ao cliente
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, Business Intelligence, Tomada de Decisão, Gestão.
ABSTRACT Information and Communication Technologies have exerted great impacts on society and, consequently, on the business environment. For companies to manage to survive these impacts, they need to innovate constantly and rely on the support of their own technologies to be able to make intelligent decisions in a dynamic environment. Thus, this study was conducted in order to analyze the impacts resulting from the adoption of Business Intelligence technology in the management of the business commercial area of the communications sector of the state of Minas Gerais, from the viewpoint of the managers of this area and professionals responsible for the technology implementation project. The research methodology was qualitative and descriptive, based on a case study. The data were collected from semi-structured interviews and analyzed from the viewpoint of content analysis. The results showed that, besides technology, it is paramount that users master the business rules that involve their functions so that they can benefit from the resources that technology offers. Furthermore, it was found that after the implementation of the BI system, there was improvement in the decision-making process, thanks to technologies that unify data from transactional systems and provide several ways of analyzing such data. Therefore, management improved productivity and produced faster response to customers.
Keywords: Information and Communication Technology, Business Intelligence, Decision Making, Management
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalecio – Orientadora
Prof.ª Dr.ª Cristina Fernandes de Muylder – Docente
Prof. Dr. Henrique Cordeiro Martins – Participante externo
Baixar arquivo: Sebastiana Aparecida Ribeiro Gomes