Título: O USO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS NA COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO-ALVO: estudo de múltiplos casos em organizações sindicais

Autor: NEIDE DA SILVA DANTAS MENDES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 12/08/2015

Resumo:

Este estudo foi realizado junto ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE); Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SindRede) e Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), buscando conhecer, a partir da visão de professores, sindicalistas e trabalhadores das entidades, como se dá a utilização das redes sociais virtuais na comunicação organizacional e nas ações de formação das categorias representadas. A realização desta pesquisa atingiu o objetivo proposto, identificando as principais etapas do processo de comunicação nas entidades sindicais, destacando as formas de utilização das redes sociais virtuais no fazer comunicativo nas organizações, aliadas às demais mídias institucionais. O desenvolvimento do trabalho ocorreu em três etapas: levantamento bibliográfico e construção do instrumento da pesquisa; realização de entrevista junto aos gestores de comunicação e trabalhadores dos sindicatos; realização de entrevistas com professores sindicalizados. Para a consecução dos objetivos deste trabalho realizou-se pesquisa qualitativa, descritiva, com estudo de múltiplos casos e análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco gestores e trabalhadores dos sindicatos e 13 professores sindicalizados, usuários das redes sociais virtuais, sendo cinco do SindUTE; quatro do SindREDE e quatro do Sinpro Minas, num total de 18 respondentes. Dentre os resultados da pesquisa estão a identificação das redes sociais utilizadas, que teve no Facebook o site de rede social (SRS) mais citado, tanto nas organizações quanto nos usuários, confirmando tendência de outros trabalhos e pesquisas de mercado. Entretanto, indicou-se que o uso das redes sociais virtuais é somente mais uma ferramenta na comunicação organizacional das entidades sindicais. Todas as entidades utilizam várias mídias, incluindo jornais impressos, TVs em canais abertos e, na internet; rádio na internet, e-mails, e principalmente o site corporativo, considerado por gestores e usuários como o principal veículo de informação das entidades. Ao final, pretende-se com este estudo contribuir para os estudos da comunicação organizacional em ambientes virtuais. Pretende-se, ainda, a partir da identificação de fenômenos importantes da comunicação pós-massiva,contribuir para o debate sobre novos modelos de comunicação para diferentes grupos sociais, inseridos nas formas atuais de relacionamento, em que o emissor e o receptor não são sujeitos estanques na produção da comunicação, divididos entre dominantes e passivos, e sim partícipes do movimento social, essenciais na criação de processos alternativos à comunicação hegemônica.

Palavras-chave: Redes Sociais Virtuais. Comunicação. Sindicatos de Professores. Movimentos Sociais.

Abstract:

This study was carried out alongside the Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE); Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SindRede) and Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) [SingleTrade Union of Education Workers of Minas Gerais, Union of Municipal Education Workers in the Public School System at Belo Horizonte, and Union of Teatchers of the State of Minas Gerais], in order to get to know, from the point of view of the teachers, trade unionists and workers of these entities, how the use of virtual social networks takes place in its organizational communication and the formative actions of the professional categories represented by them. The accomplishment of this research reached its proposed aim, identifying the main stages of the communication process in the Unions, highlighting the ways that virtual social networks are used in order to establish communication in the organizations, combined with other institutional media. This paper was developed in three stages: bibliographic survey and construction of the research instrument; interviews held with the communication managers and unions’ workers; and interviews with unionized teachers. To achieve the aims of this paper a descriptive qualitative research was carried out comprising multiple case studies and content analysis. The study subjects were five communication managers and union workers, 13 unionized teachers who are users of virtual social networks from which five belonged to SindUTE, four to SindREDE and four to Sinpro Minas – a total of 18 respondents. Among the results of this research, the identification of social networks pointed Facebook™ as the most cited social network website in terms of use by entities and the users themselves; this confirms the trends of other papers and market researches. Still, it was highlighted that the use of virtual social networks is faced as an additional tool amongst the Unions’ means of communication. All entities use various media including print newspapers; open TV channels, as well as their online equivalents; online radios; emails; and specially their corporate website which is deemed by the communication managers and users as the main source of information of the Unions. In conclusion, this paper intends to contribute to the discussion of new communication models for different social groups inserted into the current form so relationship, in which the transmitter and the receiver are not invariable subjects in the communication production – divided between dominant and passive subjects – but essential participants in the social movement in creating alternative processes to hegemonic communication based on the identification of important phenomena of post-mas communication.

Keywords: Virtual Social Networks. Communication. Teachers’ Unions. Social Movements.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Projeto de Pesquisa: ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE: INTEGRANDO METODOLOGIAS PARA O ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO E PRODUÇÃO E SUAS VERTENTES SOCIAIS, ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS

 

Banca Examinadora

Orientador: CAISSA VELOSO

NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM – Docente

FREDERICO VIDIGAL – Participante Externo

 

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