Autor: WESLEY TEÓFILO DE OLIVEIRA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 09/02/2009
RESUMO Este trabalho propõe-se a investigar as relações entre os cursos de bacharelado em administração do Brasil e os trabalhos científicos dos pesquisadores em administração publicados no EnANPAD/2007. A pesquisa nasceu do desejo de investigar como se processa a formação dos futuros administradores, no campo específico da logística, em seus cursos de bacharelados no Brasil. Para confrontar essa relevância, pesquisou-se o tema em publicações científicas. Portanto, pode-se dividir a pesquisa em duas frentes: artigos científicos e matrizes curriculares. Para a pesquisa dos artigos científicos (Fase 1), utilizou-se método a bibliometria. Esse método possibilitou quantificar e, posteriormente, classificar as publicações. Constatou-se a presença da logística em todas as divisões temáticas do EnANPAD/2007, independentemente de sua relação direta com o tema. Na Fase 2, pesquisa das matrizes curriculares, foram analisadas 230 Instituições de Ensino Superior de todos os estados brasileiros, divididas na proporção da quantidade de faculdades que cada estado possui, segundo o Ministério da Educação. Como resultado, identificou-se um descompasso entre os temas atuais tratados pelos pesquisadores e o conteúdo da disciplina logística dos cursos de administração. Porém, o peso que a logística possui tanto na matriz curricular quanto na presença nos artigos científicos é o mesmo, da ordem de 8,7% de participação em cada uma. Os cursos de administração fornecem, em sua maioria, uma visão da logística voltada para dentro da empresa, tanto que cerca de 64,4% da carga horária é voltada para esse tema. Já nas publicações científicas do EnANPAD/2007 os artigos que tratam da logística o fazem enfatizando o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, os transportes e a distribuição em cerca de 70,9% deles. A pesquisa sugere que os gestores das matrizes curriculares dos cursos de bacharelado em administração fiquem atentos aos estudos científicos do campo da logística e que adequem as ementas e currículos para melhorar a capacitação e o desenvolvimento do próprio País.
Palavras-chave: Logística. Estratégia. Bacharelado em Administração. Educação. Bibliometria.
ABTRACT This study aims to investigate the relationship between Business bachelor degree courses in Brazil and scientific papers of researchers published in EnANPAD/2007. The research took up to investigate how logistics is being taught to future managers in their respective colleges. In order to better compare this weight, it was researched in scientific publications. So the research was divided in two ways: curriculum and scientific articles. Bibliometrics method was used in scientific articles which allowed quantifying and classifying the publications. It was noted logistics presence in all EnANPAD subject matter divisions, even though it wasn’t directly related to the subject. Curriculum was surveyed in 230 colleges in all Brazilian states. It was divided in proportion of colleges in each state according to the Ministry of Education. As a result, it was identified that Logistics subject taught in Business Studies courses wasn’t the same of researcher’s topical issues. Nevertheless, the value logistics has in curriculum is the same as in scientific articles, about 8.7% in each. Most Business Studies courses teach logistic just for companies view, that is, approximately 64.4% of their schedule is dedicated to this subject. Contrary, in about 70.9% EnANPAD 2007 scientific publications, the articles related to logistics are emphasizing the management of supply chain, transportation and distribution. Finally, the research suggests that managers of Business studies Bachelor courses should review and change colleges curriculum to improve learning and therefore help the country development.
Keywords: Administration. Logistics. Program. EnANPAD. Education.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de gestão e competitividade
Banca Examinadora
Profª. Drª. Cristiana Fernandes De Muÿlder – Orientadora
Prof.ª Vera Lúcia Cançado Lima – Docente
Prof.ª Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira – Participante externo
Baixar arquivo: WESLEY TEOFILO DE OLIVEIRA