Autor: GILDELIO ANTÔNIO DE MOURA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  11/05/2009

RESUMO Esta dissertação tem por objetivo analisar o comportamento de compra de eletrodomésticos por consumidores de baixa renda. Adicionalmente, apresentam-se as estratégias de marketing utilizadas por empresas varejistas que atuam no segmento de eletrodomésticos em Belo Horizonte para atrair este tipo de consumidor. Para que este objetivo fosse atingido, A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas com gerentes e vendedores das maiores empresas comerciantes de eletrodomésticos do Brasil, a saber: Casas Bahia, Magazine Luiza, Ricardo Eletro e Ponto Frio. Na segunda etapa realizou-se uma entrevista com um grupo de foco formado por oito consumidores de baixa renda. Os resultados apontam para um significativo potencial de compra desses consumidores. A compra é feita quando há real necessidade do produto e quando há valorização, principalmente, de condições de pagamento e de prazos oferecidos. O preço é importante, desde que venha aliado à qualidade do produto e aos prazos para pagamento. As estratégias mais utilizadas pelas empresas para atrair este consumidor valorizam essencialmente questões relacionadas ao preço, qualidade dos produtos e as condições dos pagamentos.

Palavras Chave: Marketing. Consumidor de baixa renda. Consumo. Estratégias

 

ABSTRACT The objective of this dissertation is to analyze the behavior of consumers on a low income buying electrical goods. It also aims to show how electrical retail companies in Belo Horizonte use marketing strategies to snare this kind of consumer. The research was carried out in two parts. Firstly, interviews were carried out with managers and salesmen of the biggest Brazilian companies such as Casas Bahia, Magazine Luiza, Ricardo Electro and Ponto Frio.   Secondly, interviews were also conducted with a focus group composed of eight people, all on low incomes. The results show a distinctive trend regarding the buying habits of these consumers. They tend to buy such goods.  When they can obtain long-term agreements; when there are favorable payment conditions and If they really need to buy such items. The low price is relevant, especially if the quality of the product is high and long-term periods are available for repayment. The most common strategies used by the companies to attract this type of consumer are essentially related to low prices, the quality of the products and attractive conditions for repayments.

Key Words: Marketing. Consumer of low income. Consumption. Strategies

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.a Dr.a Ester Eliane Jeunon – Orientadora

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