Autor:  Alexandre Gomes Nick

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  07/02/2020

RESUMO Escolher um destino de viagem é mais do que selecionar uma cidade, um país ou, simplesmente, um local para estadia. É também “sonhar” com um lugar, aguardar pelo dia da viagem e, sobretudo, realizar um desejo. Ainda, compreende escolher o destino que ficará gravado em nossas memórias e que traremos em nossas fotos. Essas lembranças, frequentemente, são compartilhadas com terceiros, que, quando nos ouvem retomar os dias vividos em determinados locais, podem ter aguçado o interesse por conhecê-las. Neste contexto, os gestores responsáveis por cada localidade procuram diferencia-las das demais, com o propósito de declarar sua identidade e traços principais, promovendo vetores de atração nas áreas econômica, política ou psicossocial. Com essa visão, muitos lugares têm adotado estratégias de marketing para reconstruir ou promover sua imagem, fortalecendo-a como opção de destino nos âmbitos nacional e internacional, tornando-a mais atrativa e culminando na utilização do que se convencionou chamar na literatura da área de gestão por “marketing de lugar”. Especificamente em Minas Gerais, o percurso denominado «Estrada Real» integra um projeto de desenvolvimento do turismo local, a partir de um trajeto originalmente utilizado por bandeirantes, escravos, tropeiros e aventureiros interessados na exploração das riquezas das Minas Gerais dos séculos XVII a XIX. O percurso passa por 179 cidades e distritos em seus 1.400 quilômetros de extensão, sendo que destas, 163 estão localizadas em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 8 em São Paulo. Este estudo teve por objetivo principal descrever e analisar como é realizada a construção da imagem das cidades que compõem o Caminho Velho da Estrada Real, com base no marketing de lugares. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica. A construção dos dados contemplou quatro etapas: pesquisa documental, estrevistas, observação participante e observação não participante. Entre os dias 2 e 24 de janeiro de 2019, foram realizadas 235 entrevistas com os sujeitos de pesquisa, nas dezenove cidades selecionadas para este estudo que compõem o Caminho Velho da Estrada Real, percorridas pelo pesquisador. Para a sistematização da análise dos dados, foi selecionada uma entrevista com turista por cidade que pudesse representar o contexto visitado, além de quatro entrevistas com agentes públicos ou atores relacionados ao turismo. Apurou-se que o projeto Estrada Real representa um grande potencial turístico, com atrativos naturais, como, cachoeiras e balneários, além de prédios coloniais, muitos artigos históricos, uma culinária que é referência nacional e a própria trilha histórica do ouro, constituindo-se na maior rota turística do Brasil. A imagem agregada à Estrada Real é forte e bela, atrativa e potencial, além de ser permeada pela instigante “cultura mineira”, com pratos tradicionais e construções culturais típicas. Contudo, os turistas evidenciam a falta de campanhas efetivas que divulguem o trajeto, sendo que há apenas um site oficial, que não é sequer divulgado pelos órgãos competentes. Outro fato observado prende-se à falta de organização e integração por parte dos municípios abrangidos. Destaca-se que os municípios com um fluxo pequeno de turistas parecem carecer de cuidados especiais de preservação e valorização. A falta de estrutura do próprio projeto e o baixo investimento em infraestrutura para receber o turista afetam diretamente a questão da frequência com que o turista volta ao local, uma vez que, sendo bem recebido tende a voltar, mas se for mal recebido ou sofre com imprevisto pela falta de infraestrutura, além de não mais voltar deixa de indicar o local a conhecidos e parentes. O maior ponto de conflito parece ser aquele relacionado ao fato de que o Instituto Estrada Real já considera a Estrada Real como um produto turístico constituído e acabado, o que, em verdade, ainda não se configurou.

Palavras-chave: Marketing de lugares. Turismo. Estrada Real. Mineiridade.

ABSTRACT: Choosing a travel destination is more than selecting a city, a country or simply a place to stay. It is also “dreaming” of a place, waiting for the day of travel and, above all, fulfilling a wish. Also, understand choosing the destination that will be recorded in our memories and which we will bring in our photos. These memories are often shared with others who, when they hear us resume the days lived in certain places, may have heightened interest in knowing them. In this context, the managers responsible for each location seek to differentiate them from the others, with the purpose of declaring their identity and main traits, promoting vectors of attraction in the economic, political or psychosocial areas. With this vision, many places have adopted marketing strategies to rebuild or promote their image, strengthening it as a destination option at national and international levels, making it more attractive and culminating in the use of what has been called in the literature of the area. management by “place marketing”. Specifically in Minas Gerais, the so-called «Estrada Real» is part of a local tourism development project, based on a route originally used by bandeirantes, slaves, tropeiros and adventurers interested in the exploration of the riches of Minas Gerais from the 17th to 19th centuries. The route runs through 179 cities and districts in its 1,400 kilometers, of which 163 are located in Minas Gerais, 8 in Rio de Janeiro and 8 in São Paulo. This study aimed to describe and analyze how the image construction of the cities that make up the Caminho Velho of Estrada Real is made, based on the marketing of places. A qualitative research of ethnographic nature was performed. The construction of the data included four stages: documentary research, interviews, participant observation and non-participant observation. Between January 2 and 24, 2019, 235 interviews were conducted with the research subjects in the nineteen cities selected for this study that compose the Caminho Velho of Estrada Real, covered by the researcher. To systematize the data analysis, an interview with tourist by city that could represent the visited context was selected, besides four interviews with public agents or actors related to tourism. It was found that the Estrada Real project represents a great tourist potential, with natural attractions such as waterfalls and spas, as well as colonial buildings, many historical articles, a national reference cuisine and the historical gold trail itself. on the largest tourist route in Brazil. The image added to Estrada Real is strong and beautiful, attractive and potential, and is permeated by the exciting “mining culture”, with traditional dishes and typical cultural constructions. However, tourists point out the lack of effective campaigns to publicize the route, and there is only one official website, which is not even disclosed by the competent agencies. Another fact observed is due to the lack of organization and integration by the municipalities covered. It is noteworthy that municipalities with a small flow of tourists seem to lack special care for preservation and enhancement. The lack of structure of the project itself and the low investment in infrastructure to receive the tourist directly affect the question of how often the tourist returns to the place, since being well received tends to return, but if it is poorly received or suffers from unforeseen by the lack of infrastructure, in addition to no longer return fails to indicate the location to acquaintances and relatives. The biggest point of conflict seems to be related to the fact that the Estrada Real Institute already considers Estrada Real as a constituted and finished tourism product, which, in fact, has not yet been configured.

Key words: Place marketing. Tourism. Estrada Real. Mineiridade [being as the Minas Gerais inhabitants profile].

RESUMEN: Elegir un destino de viaje es más que seleccionar una ciudad, un país o simplemente un lugar para quedarse. También es «soñar» con un lugar, esperar el día del viaje y, sobre todo, cumplir un deseo. Además, comprenda la elección del destino que se grabará en nuestros recuerdos y el que traeremos en nuestras fotos. Estos recuerdos a menudo se comparten con otros que, cuando nos escuchan resumir los días vividos en ciertos lugares, pueden haber aumentado el interés en conocerlos. En este contexto, los gerentes responsables de cada ubicación buscan diferenciarlos de los demás, con el propósito de declarar su identidad y rasgos principales, promoviendo vectores de atracción en las áreas económica, política o psicosocial. Con esta visión, muchos lugares han adoptado estrategias de marketing para reconstruir o promover su imagen, fortaleciéndola como una opción de destino a nivel nacional e internacional, haciéndola más atractiva y culminando con el uso de lo que se ha llamado en la literatura del área gestión por «marketing de lugar». Específicamente en Minas Gerais, el llamado «Estrada Real» es parte de un proyecto de desarrollo turístico local, basado en una ruta originalmente utilizada por bandeirantes, esclavos, tropeiros y aventureros interesados en la exploración de las riquezas de Minas Gerais de los siglos XVII al XIX. La ruta atraviesa 179 ciudades y distritos en sus 1.400 kilómetros, de los cuales 163 se encuentran en Minas Gerais, 8 en Río de Janeiro y 8 en São Paulo. Este estudio tuvo como objetivo describir y analizar cómo se realiza la construcción de imágenes de las ciudades que conforman el Caminho Velho de Estrada Real, en base a la comercialización de lugares. Se realizó una investigación cualitativa de naturaleza etnográfica. La construcción de los datos incluyó cuatro etapas: investigación documental, entrevistas, observación participante y observación no participante. Entre el 2 y el 24 de enero de 2019, se realizaron 235 entrevistas con los sujetos de investigación en las diecinueve ciudades seleccionadas para este estudio que componen el Caminho Velho de Estrada Real, cubierto por el investigador. Para sistematizar el análisis de datos, se seleccionó una entrevista con el turista por ciudad que podría representar el contexto visitado, además de cuatro entrevistas con agentes públicos o actores relacionados con el turismo. Se descubrió que el proyecto Estrada Real representa un gran potencial turístico, con atracciones naturales como cascadas y spas, así como edificios coloniales, muchos artículos históricos, una cocina de referencia nacional y el histórico camino del oro en sí. en la ruta turística más grande de Brasil. La imagen agregada a Estrada Real es fuerte y hermosa, atractiva y potencial, y está impregnada de la emocionante «cultura minera», con platos tradicionales y construcciones culturales típicas. Sin embargo, los turistas señalan la falta de campañas efectivas para publicitar la ruta, y solo hay un sitio web oficial, que ni siquiera es revelado por las agencias competentes. Otro hecho observado se debe a la falta de organización e integración por parte de los municipios cubiertos. Es de destacar que los municipios con un pequeño flujo de turistas parecen carecer de cuidados especiales para su preservación y mejora. La falta de estructura del proyecto en sí y la baja inversión en infraestructura para recibir al turista afectan directamente la cuestión de con qué frecuencia el turista regresa al lugar, ya que ser bien recibido tiende a regresar, pero si es mal recibido o sufre de imprevisto por la falta de infraestructura, además de no volver ya no indica la ubicación a conocidos y familiares. El mayor punto de conflicto parece estar relacionado con el hecho de que el Instituto Estrada Real ya considera a Estrada Real como un producto turístico constituido y terminado, que, de hecho, aún no se ha configurado.

Palabras-clave:  Comercialización de lugar. Turismo. Estrada Real. Mineiridade.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Docente

Prof.ª Dr.ª Georgiana Luna Batinga – Participante Externo

Prof. Dr. Marcelo de Rezende Pinto – Participante Externo

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