Mestrando(a): HUDSON SOARES ATHAYDE MOREIRA

Orientador(a): Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

Este trabalho teve por objetivo principal:Analisar a percepção do pequeno varejo supermercadista da região metropolitana de Belo Horizonte acerca das ações empreendedoras capazes de assegurar a sustentabilidade financeira de seus negócios. Constituem objetivos secundários: Identificar como o pequeno varejo supermercadista se organiza em redes; Apontar as características dos gestores e dos estabelecimentos pertencentes ao pequeno varejo supermercadista da região metropolitana de Belo Horizonte; e Avaliar o grau com que os empreendedores aplicam ações empreendedoras no cotidiano de sua vida empresarial. Diante do desafio assumido, o primeiro passo foi buscar na literatura o conhecimento necessário sobre os tópicos “sustentabilidade financeira e empresarial”, “empreendedorismo”, “empreendedorismo coletivo”, “gestão de pequenas empresas”, “varejo supermercadista” e “ações empreendedoras para a sustentabilidade financeira”. Explorou-se o modelo teórico para o alcance da sustentabilidade financeira empresarial proposto por Matias (2007a; 2007b). A pesquisa foi classificada como descritiva e utilizou o levantamento como procedimento de pesquisa, mediante a aplicação de um questionário a 60 empreendedores do varejo supermercadista organizado em redes da região metropolitana. Conclui-se que os empreendedores pesquisados demonstraram que possuem consciência dos fatores necessários para a sustentabilidade financeira empresarial, mas detêm uma visão de curto prazo, na medida em que não se preocupam com elementos como a definição da missão e da visão e a realização de planejamento estratégico. Surpreendeu o porte das lojas e dos supermercados de bairro, com abrangência reduzida e altos faturamentos, chegando alguns a faturar mais de R$ 750 mil por mês, indicando que a estruturação em redes favoreceu o crescimento. Também chamou a atenção o fato de não ter entre as redes nenhuma loja inaugurada há menos de dois anos, sinal de que quem está no mercado luta para se manter e fortalecer seu negócio, não se arriscando a inaugurar novas lojas. Neste cenário, 63% das lojas estão estabelecidas há mais de 10 anos,indicando o fortalecimento da confiança entre os proprietários e a clientela.

 

BANCA EXAMINADORA:

 

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalecio

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Ronaldo Lamounier Locatelli

Faculdade Pedro Leopoldo
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: HUDSON SOARES ATHAYDE MOREIRA