Autor: Lilian Cherrine Rodrigues
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 14/12/2017
RESUMO: Vivencia-se contemporaneamente, um contexto de intensa competitividade, onde os indivíduos e organizações necessitam apresentar competências únicas e difíceis de serem imitadas a fim de alcançar diferenciais. O conhecimento é considerado, na atualidade, um recurso estratégico, para que as instituições atinjam vantagem competitiva, necessitando ser gerenciado. A gestão do conhecimento (GC) é vista como um processo corporativo, com foco em estratégia, que surgiu em função da economia alicerçada e movida pela chamada Sociedade do Conhecimento. Aprimorar GC faz com que a empresa apresente diferencial para manter sua vantagem competitiva, transformando-a em competência inovadora. Constatam-se constantes avanços na GC pelas organizações, contudo, observa-se que algumas instituições não refletem esses avanços mesmo sendo o conhecimento seu produto principal, como por exemplo, as instituições de ensino. Todavia, verifica-se que o gerenciamento do conhecimento por parte dessas instituições não condiz com o caráter do seu negócio, utilizando sistemas que segregam o conhecimento e limitam o pensamento inovador ao invés de estimular a geração do conhecimento e de um ambiente de inovação. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a GC no âmbito do ensino técnico, assim como, sua relação potencial na criação e evolução de inovações, tendo como foco de estudo uma instituição de ensino técnico federal, localizada no sudeste em Minas Gerais. Especificamente pretendeu-se: (a) Testar a escala de percepção de gestão do conhecimento adaptada de Silva (2011); (b) Identificar e descrever a percepção dos pesquisados a respeito de Gestão do Conhecimento existente no âmbito da Instituição; (c) Testar a escala de percepção de inovação adaptada de La Falce e Muyder (2015); (d) Identificar e descrever a percepção dos pesquisados a respeito da Inovação existente no âmbito da Instituição; (e) Avaliar o impacto da gestão do conhecimento na criação e evolução da inovação. Para tal, metodologicamente, desenvolveu-se um estudo descritivo e quantitativo, que adotou a técnica de estudo de caso, por meio da aplicação de questionário estruturado em formato online via o programa Survey Monkey, sendo implementada para uma amostra de 135 respondentes, sob duas linhas de ação: aplicação de questionário embasado no método Organisation For Economic Co-Operation And Development – OECD (2003) adaptado de Silva (2011) a fim de identificar as práticas de gestão do conhecimento aplicadas pela instituição. Em seguida, propôs-se a aplicação de questionário adaptado de Falce e Muyder (2015) com base no modelo de Van de Ven, Angle e Poole (2000), para avaliação dos ambientes propícios à inovação associado ao construto gestão do conhecimento, por meio do instrumento Minnesota Innovation Survey (MIS). A partir dos dados coletados desenvolvou-se: análise descritiva dos dados, técnica multivariada de análise fatorial, análise fatorial binária e análise de regressão múltipla. Para tanto, foram utilizados os softwares estatísticos Minitab e R. As análises constataram que o processo de inovação educacional, é percebido pelos funcionários, confirmando o significado da inovação como elemento essencial para se conquistar bons resultados, buscando uma estrutura competitiva, compreendendo a relevância do compartilhamento do conhecimento para a concepção da inovação. Porém, verificou-se a necessidade de a instituição melhorar seu grau de gestão do conhecimento, a fim de atingir um nível de maturidade distinta, para que o processo inovador aconteça de forma efetiva, além de buscar por novos métodos de disseminação do conhecimento, com o objetivo de alcançar um maior compartilhamento dos saberes, para que se crie uma cultura de processo inovador na referida instituição.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Ambiente inovador; Ensino técnico profissionalizante; OECD; MIS.
ABSTRACT: Nowadays people are living within a context of high competitively, where, where individuals and organizations need to present unique skills and abilities hard to be copied in order to reach differentials. Knowledge is considered, at present, a strategic resource, so that the companies achieve competitive advantage, with the need to be managed. Knowledge management (KM) is seen as a corporate process, focusing on strategy that emerged due to the structured and moved by the so-called Knowledge Society. Improving KM means that the company presents a differential in order to maintain its competitive advantage, turning it into innovative competence. There are constant advances in the KM by the organizations, however, it is observed that some institutions do not reflect these advances even though knowledge is their main product, such as educational institutions. On the other hand, it is verified that the knowledge management by these institutions does not match the area of their business, using systems that separate knowledge and limit innovative thinking instead of stimulating the generation of knowledge and an environment of innovation. In this sense, the present research aims to analyze the KM in the scope of technical education, as well as its potential relation in the creation and evolution of innovations, which its focus of study is a federal technical education institution, located in the southeast in Minas Gerais. The main objectives of the study were: (a) Test the perception scale of knowledge management adapted from Silva (2011); (b) Identify and describe the perception of respondents regarding Knowledge Management existing within the Institution; (c) Test the scale of perceived innovation adapted from La Falce and Muyder (2015); (d) Identify and describe the respondents’ perception of Innovation within the Institution; (e) Assess the impact of knowledge management on the creation and evolution of innovation. In order to achieve these objectives, a descriptive and quantitative study was developed, which adopted the case study technique, through the application of a structured questionnaire in an online format through the Survey Monkey program, being implemented for a sample of 135 respondents, under two lines of action: application of a questionnaire based on the Organization for Economic Co-Operation And Development (OECD) method adapted from Silva (2011) to identify the knowledge management practices applied by the institution. Then, a questionnaire adapted from Falce and Muyder (2015) was proposed, based on the Van de Ven, Angle and Poole (2000) model, in order evaluate the environments favorable to innovation associated to the knowledge management construct, through of the Minnesota Innovation Survey (MIS) instrument. From the data collected, it was developed: descriptive analysis of the data, multivariate technique of factorial analysis, binary factorial analysis and multiple regression analysis. Thereunto, the statistical software Minitab and R. were used. The analyzes verified that the process of educational innovation is perceived by the employees, confirming the meaning of innovation as an essential element to achieve good results, seeking a competitive structure, understanding the relevance of the knowledge sharing for the design of innovation. However, it was verified the institution’s need to improve its knowledge management degree in order to achieve a different level of maturity, so that the innovative process happens in an effective way, in addition to searching new methods of knowledge dissemination, with the objective of achieving a greater sharing of knowledge, so that an innovative process culture in this institution can be created.
Keyword: Knowledge management; Innovative environment; Vocational technical education; OECD; MIS
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora
Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Docente
Prof. Dr. Daniel Jardim Pardini– Participante Externo