Autor: Renata Nery Andrade
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 18/08/2023
RESUMO
Objetivo: Verificar como ocorre a aprendizagem dos profissionais de enfermagem por meio do processo da gamificação.
Teoria: A teoria da gamificação, evolutivamente, tem-se tornado uma tendência na educação de profissionais de saúde, uma vez que sua utilização como meio de promover a aprendizagem pode ser de grande valia. Levando-se em conta que o processo de educação de funcionários da área da enfermagem configura-se como um desafio constante no setor de saúde, tem-se que as modalidades e as abordagens inovadoras para a educação das profissionais da saúde são continuamente buscadas com o propósito de melhorar o nível de instrução.
Métodos: Com o propósito de se alcançar o objetivo traçado neste estudo, optou-se pela metodologia de natureza qualitativa, por meio de um estudo caso, utilizando-se a entrevista com enfermeiras como instrumento para coleta de dados. Tal entrevista colheu os dados de identificação das participantes e constou de treze questões dissertativas, segundo as abordagens teóricas e objetivos da pesquisa. A amostra final foi de treze participantes.
Resultados: Como resultados obtidos, verificou-se que, por meio dos relatos das enfermeiras, a gamificação como ferramenta de aprendizagem dos profissionais de enfermagem desenvolve as habilidades fundamentais como resolução de problemas, o trabalho em equipe, o pensamento lógico e as habilidades de comunicação e colaboração. Ao transcender a superficialidade do entretenimento, a gamificação demanda planejamento meticuloso e embasamento em evidências científicas para alcançar seus propósitos educacionais e de capacitação. Contudo, sua implementação enfrenta desafios tais como a resistência à mudança e a falta de conhecimento sobre a metodologia, que precisam ser superados. Para o sucesso da gamificação nas instituições de saúde torna-se fundamental investimentos na capacitação dos profissionais e monitoração contínua dos resultados, promovendo, desse modo, a adaptação da estratégia ao contexto organizacional.
Contribuições teóricas ou metodológicas: A gamificação não somente apresenta inúmeras vantagens na promoção do aprendizado dos profissionais de enfermagem, bem como no aprimoramento de suas habilidades e competências. Por meio de uma abordagem cuidadosa e fundamentada em pesquisas, é possível aproveitar o potencial dessa metodologia para proporcionar treinamentos mais engajadores e eficientes. Ao investir na capacitação dos profissionais e adotar uma abordagem de acompanhamento e avaliação contínua, as instituições de saúde podem maximizar os benefícios da gamificação, impulsionando o crescimento profissional dos enfermeiros e melhorando a qualidade do atendimento aos pacientes.
(essa contribuição é, na verdade, prática/aplicada e pode ser deslocada para o item seguinte. A contribuição teórica vai responder à lacuna teórica do campo de gamificação na saúde)
Contribuições gerenciais ou sociais: Uma experiência gamificada pode ser aplicada em distintas situações em uma organização, desde a orientação de novos contratados até o desenvolvimento de habilidades sociais, sendo eficaz em todos os tipos de treinamento de funcionários. A gamificação tem se tornado uma escolha popular entre os profissionais da área da saúde e isto ocorre por ela ser capaz de lidar com a ineficácia dos programas de treinamento tradicionais ou já existentes. O aprendizado gamificado oferece uma combinação eficaz de exploração, investigação e narrativa para melhor engajar as pessoas.
Palavras-chave: Aprendizagem. Enfermagem. Gamificação. Treinamento.
ABSTRACT
Objective: To verify how the learning process occurs for nursing professionals through gamification.
Theory: The theory of gamification has become an evolutionary trend in the education of healthcare professionals, as its use to promote learning can be beneficial. Therefore, considering that the educational process for employees in the nursing field is a constant challenge in the healthcare sector, innovative approaches and modalities for education in healthcare professions are constantly sought to improve the level of instruction.
Methods: In order to achieve these objectives, the methodology used was qualitative, through a case study, using interviews with nurses as the instrument. The interview consisted of thirteen open-ended questions, and the identification data of the candidates were commonly related to the theoretical approaches and objectives of the research, with a final sample of 13 participants.
Results: Throughout the study, it was observed that through the nurses’ feedback, gamification as a learning tool for nursing professionals improved fundamental skills such as problem-solving, teamwork, logical thinking, and communication and collaboration skills. Beyond mere entertainment, gamification requires careful planning and evidence-based grounding to achieve its educational and training purposes. However, its implementation faces challenges such as resistance to change and a lack of knowledge about the methodology, which need to be overcome. For the successful implementation of gamification in healthcare institutions, it is essential to invest in professional training and continuously monitor its results, adapting the strategy to the organizational context.
Theoretical or methodological contributions: Gamification offers numerous advantages in promoting the learning of nursing professionals, as well as enhancing their skills and competencies. Through a thoughtful approach based on research, it is possible to leverage the potential of this methodology to provide more engaging and effective training. By investing in professional training and adopting a continuous monitoring and evaluation approach, healthcare institutions can maximize the benefits of gamification, driving the professional growth of nurses and improving the quality of patient care.
Managerial or social contributions: A gamified experience is applied in various situations, from onboarding new employees to developing social skills, and it is effective in all types of employee training. Gamification has become a popular choice among healthcare professionals, as it can overcome the ineffectiveness of existing or traditional training methods. Gamified learning offers an effective combination of exploration, investigation, and storytelling to better engage people.
Keywords: Learning. Nursing. Gamification. Training.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Banca Examinadora
Profª Drª Marina de Almeida Cruz – Orientadora
Profª Drª Daniela Viegas da Costa Nascimento – Participante Externo
Prof Dr Matusalém de Brito Duarte – Participante Externo
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