Autor: MIRIAN MARCIA FREITAS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/08/2010

RESUMO Esta dissertação teve por objetivo principal analisar o processo de formação de estratégias e seu alinhamento com o processo de inovação, em uma indústria de eletroeletrônica, sob a ótica dos gestores. A pesquisa baseou-se em estudo caso descritivo e explicativo de natureza quantitativa. Foram pesquisados os gestores de todas as áreas da empresa, sendo que estes participantes têm mais de 6 anos de atuação na empresa, o que pode indicar um conhecimento sobre ela. O questionário utilizado na pesquisa dividiu-se, além da caracterização dos respondentes, em estratégia e inovação. Diante das respostas, pode-se verificar que a empresa possui caráter de formação estratégica deliberada, na qual as estratégias são formuladas, direcionadas e controladas pela alta direção. Os membros da organização contribuem para a formulação da estratégia como fornecedores de informações para que a alta direção determine a estratégia. A análise e o acompanhamento do processo são realizados por meio de sistemas formais e sistematizados de planejamento e execução. O resultado da pesquisa revela ainda uma formação de estratégia emergente, principalmente no modo generativo proposto por Hart (1992), na qual o processo de formação de estratégica é moldado por características empreendedoras dos atores internos e por ajustamentos contínuos no processo de estímulo à geração de novas idéias. Pôde-se perceber ainda que o processo de formação de estratégia na empresa tem características deliberadas e emergentes, o que indica formação de aprendizagem sem que haja a perda do controle. Quanto à inovação, pôde-se verificar que o processo de inovação na empresa acontece principalmente em sua linha de produtos: inovação incremental. As inovações em marketing; processos; e organizacionais, são percebidas pelos gestores como existentes, porém, não indicaram que estão alinhadas à estratégia da empresa. Pôde-se também indicar a falta de alinhamento estratégico da área de RH e uma infraestrutura não adequada à inovação o que gera novos questionamentos que se tornam alvo de novos estudos de natureza qualitativa e com caráter explicativo. Palavras chave: Estratégia, Inovação, Alinhamento, Organização inovadora, Empresa de base tecnológica.

 

ABSTRACT This dissertation had as main objective to analyze the process of formation of strategies and its alignment with the innovation process, in an electronic industry, under the point of view of the managers. The research based on descriptive and explanatory case study from quantitative nature. The managers of all company areas were researched; it is being that these participants have more than 6 years of work on the company, what can indicate a knowledge about it. The questionnaire used on the research divided in characterizing of the respondents, and in strategy and innovation. In the face of the answers, it can verify that the company has character of decided strategic formation, in which the strategies are formulated, directed and controlled by high management. The company members contribute for the formulation of the strategy as suppliers of information for that the high management determines the strategy. The analysis and the accompaniment of the process are realized through formal and systematized systems of planning and execution. The research result still reveal an formation of emergent strategy, mainly, on the generative mode proposed by Hart (1992), in which the formation process of strategy is molded by entrepreneurship characteristics of the internal actors and by continuous adjustments in the process of stimulation to the generation of new ideas. It can still perceive that the process of strategy formation, in the company, has decided and emergent characteristics, what indicate learning formation without it is lost of control. About the innovation, it can verify that the innovation process in the company happens, mainly, on its products line: incremental innovation. The innovations in marketing; processes and organizational are perceived by managers as existing, however, they did not indicate that they are align to the company strategy. It also can indicate the lack of strategic alignment from the Human Recourse Area and a non adequate infrastructure to the innovation, what generates new questionings which become target of new studies from qualitative nature and with explanatory character.

Key-words: Strategy, Innovation, Alignment, Innovator Organization, Company from technological base.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de gestão e competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Cristiana Fernandes De Muÿlder – Orientadora

Baixar arquivo: Mírian Márcia Freitas