Mestrando(a): JÚNIA CARLA FERREIRA CARVALHAR RODRIGUES

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Com um expressivo crescimento no mundo e no Brasil, principalmente na última década, o mercado de luxo revela um consumidor diferente de qualquer outro segmento e potencialmente influenciador de opinião sobre o consumo em geral e as práticas de marketing contemporâneas. Apesar disso, são poucos os estudos relacionados ao consumo de luxo. Tratando-se do mercado de Belo Horizonte, não há registros de estudos científicos referentes ao tema. Com o intuito de suprir parte da lacuna existente, a presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar os fatores que influenciam o comportamento de consumo no mercado imobiliário residencial de luxo, em Belo Horizonte, na percepção de consumidores e vendedores. Para isso, valeu-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com a realização de grupos de foco com vendedores e entrevistas em profundidade com os consumidores. Utilizou-se como estratégia de análise de dados a análise de conteúdo. Identificaram-se fatores influenciadores comuns na percepção de vendedores e consumidores, como: recursos; valorização da aparência e da qualidade superior do produto; necessidades de segurança, status, realização e exclusividade; família, com destaque para a influência da esposa; cultura, em alguns aspectos; grupos de referência aspiracionais e comunicação boca a boca. Foram identificadas percepções divergentes em relação a alguns valores e necessidades associados ao consumo do imóvel residencial de luxo, e sobre a influência da cultura e família, em outros aspectos, e a marca da construtora. Também foram percebidos como fortes indicadores de influências do processo de consumo: a percepção do consumidor sobre o mercado residencial de luxo de Belo Horizonte; os atributos e benefícios que ele valoriza; e a forma como busca informações durante esse processo.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon. Orientador (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Marilia Novais da Mata Machado. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Jose Marcos Carvalho de Mesquita. Convidado 2 (FEAD)
Mestrando(a): JÚNIA CARLA FERREIRA CARVALHAR RODRIGUES

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

:: baixar arquivo