Autor:  Sandoval Moura Silva Junior

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  17/12/2020

 

RESUMO: O objetivo desta dissertação é a análise das percepções sobre a ética no contexto da Quarta Revolução Industrial, referenciada pelo trabalho de Stückelberger (2018), que propõe uma análise multidimensional de virtudes e valores na era cibernética. Trata-se de pesquisa descritiva com características exploratórias e abordagem quantitativa. Por meio da aplicação de um survey, objetivou-se também a construção de um modelo hipotético de avaliação da Ética no ambiente da Quarta Revolução Industrial. Utilizando o modelo proposto por Stückelberger, buscaram-se, na literatura da ética nos negócios e da filosofia, os fundamentos epistemológicos para aplicação de um modelo que representasse os objetivos da pesquisa. Partindo de uma ética das virtudes, no campo subjetivo, expandiu-se para os valores que são difundidos e vividos socialmente em sua universalidade. O survey foi aplicado tendo como retorno 223 respondentes válidos. Trata-se de uma escala classificada multidimensional, considerando a variedade dos constructos abordados pela matriz teórica. Aos dados métricos foram aplicados os testes: distância D² de Mahanobis, para identificar o outliers multivariados; Teste de Kolmogorov-Smirnov; Ditribuição de Frequência; análise fatorial exploratória; teste de Esfericidade de Bartlett; teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO); calculado o valor do Alpha de Cronbach (A.C.); variância média extraída (AVE); Confiabilidade Composta (CC); Regressão linear; análise de variância ANOVA. Considerando que, para fins de análise, pôde-se constar mais de uma variável dependente, sendo aplicada tabulação cruzada, análise de covariância e regressão, também correlação canônica e análise discriminante. Para verificação de interdependência foi aplicada análise fatorial. Os resultados demonstram que se trata de um modelo estatisticamente significativo, apesar de carecer de ajustes para construção de um índice mais coeso. Cada uma das dimensões se manifesta em grau de importâncias diferenciadas, mas com possibilidade de fazer emergir os significados teóricos (acadêmicos) na prática (dos negócios).

Palavras-chave: Ética. Quarta Revolução Industrial. Indústria 4.0. Ética nos negócios.

ABSTRACT: The objective of this dissertation is the analysis of perceptions about ethics in the context of the Fourth Industrial Revolution, referenced by the work of Stückelberger (2018), which proposes a multidimensional analysis of virtues and values in the cyber era. This is a descriptive research with exploratory characteristics and a quantitative approach. Through the application of a survey, the objective was also to build a hypothetical model for the evaluation of Ethics in the environment of the Fourth Industrial Revolution. Using the model proposed by Stückelberger, the epistemological foundations were sought in the literature on business ethics and philosophy for the application of a model that represented the research objectives. Starting from an ethics of virtues, in the subjective field, it expanded to the values that are disseminated and lived socially in its universality. The survey was applied with 223 valid respondents. It is a multidimensional classified scale, considering the variety of constructs addressed by the theoretical matrix. The following tests were applied to the metric data: Mahanobis distance D², to identify the multivariate outliers; Kolmogorov-Smirnov test; Frequency distribution; exploratory factor analysis; Bartlett’s Sphericity test; Kaiser-Meyer-Olkin test (KMO); the value of Cronbach’s Alpha (A.C.) was calculated; extracted average variance (CVA); Composite Reliability (CC); Linear regression; ANOVA analysis of variance. Considering that, for analysis purposes, it was possible to include more than one dependent variable, with cross tabulation, covariance and regression analysis being applied, also canonical correlation and discriminant analysis. Factor analysis was applied to verify interdependence. The results demonstrate that this is a statistically significant model, despite the lack of adjustments to build a more cohesive index. Each of the dimensions manifests itself in different degrees of importance, but with the possibility of making theoretical (academic) meanings emerge in practice (in business).

Keywords: Ethics. Fourth Industrial Revolution. Industry 4.0. Business ethics.

RESUMEN: El objetivo de esta disertación es el análisis de las percepciones sobre la ética en el contexto de la Cuarta Revolución Industrial, referenciado por el trabajo de Stückelberger (2018), que propone un análisis multidimensional de virtudes y valores en la era cibernética. Se trata de una investigación descriptiva con características exploratorias y un enfoque cuantitativo. Mediante la aplicación de una encuesta, el objetivo también fue construir un modelo hipotético para la evaluación de la Ética en el entorno de la Cuarta Revolución Industrial. Usando el modelo propuesto por Stückelberger, se buscaron los fundamentos epistemológicos en la literatura sobre ética y filosofía empresarial para la aplicación de un modelo que representara los objetivos de la investigación. Partiendo de una ética de las virtudes, en el campo subjetivo, se expandió a los valores que se difunden y viven socialmente en su universalidad. La encuesta se aplicó con 223 encuestados válidos. Es una escala clasificada multidimensional, considerando la variedad de constructos abordados por la matriz teórica. Se aplicaron las siguientes pruebas a los datos métricos: distancia de Mahanobis D², para identificar los valores atípicos multivariados; Prueba de Kolmogorov-Smirnov; Distribución de frecuencias; análisis factorial exploratorio; Prueba de esfericidad de Bartlett; Prueba de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO); Se calculó el valor Alpha de Cronbach (A.C.); varianza promedio extraída (CVA); Fiabilidad compuesta (CC); Regresión lineal; Análisis de varianza ANOVA. Considerando que para fines de análisis fue posible incluir más de una variable dependiente, aplicándose tabulación cruzada, análisis de covarianza y regresión, así como análisis de correlación canónica y discriminante. Se aplicó análisis factorial para verificar la interdependencia. Los resultados muestran que es un modelo estadísticamente significativo, a pesar de la falta de ajustes para construir un índice más cohesivo. Cada una de las dimensiones se manifiesta en diferentes grados de importancia, pero con la posibilidad de hacer emerger significados teóricos (académicos) en la práctica (en los negocios).

Palabras clave: Ética. Cuarta Revolución Industrial. Industria 4.0. Ética de negocios.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. José Edson Lara – Orientador

Prof. Dr. Domingos Antônio Giroletti – Participante Externo

Prof. Dr. Luiz Rodrigo Cunha Moura – Participante Externo

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