Título: ESTUDO DE EVENTOS SOBRE A REAÇÃO DO MERCADO ACIONÁRIO: a influência das pesquisas eleitorais

Autor: ALINE MARA PEIXOTO DE SOUZA

Data da Defesa: 03/12/2015

Resumo:

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a reação do mercado de ações à divulgação de pesquisas eleitorais no Brasil, quando da escolha do mandatário principal do país. Quanto à abordagem a pesquisa caracteriza-se como quantitativa, sendo a coleta de dados realizada a partir de base de dados secundários coletados por meio da Economática, analisados estatisticamente. Para análise dos dados foi utilizado o instrumento de estudo de eventos, por ser este um método utilizado com o objetivo de aferir o impacto de diferentes divulgações de informações nos preços das ações. Os eventos objeto de estudo, para fins de avaliação do impacto que os mesmos causaram no mercado de ações, foram as pesquisas eleitorais divulgadas pelos institutos de pesquisas Datafolha e IBOPE, referentes aos pleitos para o mandatário principal do país das últimas seis eleições presidenciais, ou seja, os pleitos de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Ressalta-se que para eleições em que ocorreu segundo turno, consideraram-se as pesquisas divulgadas para tal momento. Para a data zero, foram considerados os preços das ações das datas de divulgação das pesquisas eleitorais, ou em caso de divulgação em dias não úteis, o primeiro dia útil subsequente. As variáveis consideradas como indicadores do comportamento de mercado são os setores de consumo cíclico e construção e transporte da BOVESPA, além do IBOVESPA utilizado como base para apuração do possível retorno anormal das ações. A amostra do estudo foi composta por 293 observações. Foram definidas janelas de estimação e de eventos, sendo a janela de estimação composta por 103 dias anteriores à data de divulgação das pesquisas eleitorais e a janela de eventos composta pelos três dias anteriores e os três dias posteriores à divulgação. Definidas as janelas, foi calculado o retorno anormal de acordo com o modelo de retorno ajustado ao mercado, o qual assume que os retornos esperados correspondem aos retornos dos títulos, antes da data de ocorrência do evento. Sendo assim, o cálculo foi realizado pela diferença do retorno real e o retorno anormal, dado o retorno do mercado. Por fim, a pesquisa concluiu que as ações dos setores estudados reage à divulgação de pesquisas eleitorais quando da escolha do mandatário principal do país, evidenciando sua sensibilidade à expectativa da divulgação das pesquisas eleitorais e à própria divulgação. Essa sensibilidade foi mais evidente no primeiro dia posterior à divulgação, seguida de nova estabilização, em sua maioria, no terceiro dia.

Palavras-chave: Estudo de eventos. Mercado de ações. Pesquisas eleitorais

Abstract:

This research aimed to analyze the reaction of the stock market to the dissemination of polls in Brazil, where the choice of the country’s main representative. As for the research approach is characterized as quantitative and data collection performed from basic secondary data collected through Economática, statistically analyzed. For data analysis we used the event study instrument, because it is a method used in order to assess the impact of different disclosures in stock prices. The object of study event, for purposes of evaluating the impact that it caused in the stock market, were the election polls released by Datafolha and IBOPE research institutes, referring to the elections to the country’s main representative of the last six presidential elections, or is, the elections of 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 and 2014. It is noteworthy that for elections that took place in the second round, it was considered to published research to that time. For the zero date, stock prices were considered of the polls reporting dates, or in the event of disclosure on non-working day, the first working day. The variables considered as market behavior indicators are the sectors of consumer staples and construction and transportation of BOVESPA, in addition to the Ibovespa used as a basis for determination of possible abnormal stock returns. The study sample consisted of 293 elements. Estimation and events windows were defined, and the estimation window composed of 103 days preceding the date of publication of polls and event window composed of three days before and three days after the disclosure. Set windows, the abnormal return was calculated according to the return model adjusted to the market, which assumes that the expected returns correspond to the returns of the securities prior to the date of occurrence of the event. Thus, the calculation was performed by the actual return offset and the abnormal return, due to market return. Finally, the survey found that the stock market reacts to the release of the polls when choosing the country’s main representative, showing its sensitivity to the expectation of disclosure of polls and the very disclosure. It is its most obvious sensitivity on the first day following the disclosure, followed by a new stabilization, mostly on the third day.

Keywords: Event Study. Stock market. Polls

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Projeto de Pesquisa: AVALIAÇÃO, DESEMPENHO E CRESCIMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Orientador: ALFREDO ALVES DE OLIVEIRA MELO