Título: ESTRESSE OCUPACIONAL: estudo com gestores de uma instituição de ensino público federal do Estado de Minas Gerais

Autor:  ZILDA DE OLIVEIRA PEGO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  04/01/2016

Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar e descrever as manifestações de estresse no trabalho e suas intercorrências na percepção dos gestores de nível estratégico e de coordenação que atuam nas unidades do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A pesquisa foi descritiva, de caráter quantitativo e qualitativo. O método utilizado foi o estudo de caso. Foram pesquisados 196 gestores, o que corresponde a 65,5% dos gestores do IFMG, na etapa quantitativa. Na abordagem qualitativa, foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. O questionário aderente ao Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional em Gerentes (MTEG), desenvolvido e validado por Zille (2005), foi adaptado para este estudo e utilizado como instrumento de coleta de dados.Os softwares Excel e SPSS Statistical Package for the Social Sciences foram utilizados para o processamento dos dados, os quais foram analisados com base na estatística descritiva, uni e bivariada. Quanto às variáveis demográficas e ocupacionais, os resultados evidenciaram que a maioria dos gestores é do sexo masculino, tem idade entre 24 e 59 anos e é casada. Os resultados quantitativos apontaram que 62,8% dos gestores pesquisados reclamaram de quadro de estresse ocupacional, sendo 42,3% estresse leve/moderado, 17,9% estresse intenso e 2,6% estresse muito intenso. A pesquisa revelou que os sintomas mais recorrentes foram: ansiedade, dor nos músculos do pescoço e ombros, fadiga, nervosismo acentuado, angústia e irritabilidade. A análise qualitativa confirmou os sintomas identificados na análise quantitativa e acrescentou ranger de dentes. As principais fontes de tensão no trabalho encontradas foram: realização de várias atividades ao mesmo tempo, sobrecarga pela utilização da tecnologia, execução de trabalho complexo, muitos prazos e prazos apertados e carga de trabalho excessiva ultrapassando os limites dos gestores. A análise qualitativa confirmou que a realização de várias atividades ao mesmo tempo foi o indicador mais recorrente, acrescentando as seguintes ocorrências: servidores sem compromisso e morosidade nos processos de trabalho. As principais fontes de tensão do indivíduo foram: pensar e/ou realizar duas ou mais atividades ao mesmo tempo, levar a vida de forma muito corrida, não conseguir desligar-se do trabalho e ter o dia muito tomado com uma série de compromissos assumidos. As principais fontes de tensão decorrentes da função de gestor foram: conhecer o que é qualidade de vida e sua importância e não ter tempo para praticar esses conceitos, vivenciar conflitos por ter que ser inovador e dotado de autonomia e estar sujeito às normas da instituição e convier com situações de tensão excessiva inerente às relações humanas no trabalho. Na etapa qualitativa, foram identificadas outras fontes de tensão, sendo as principais: política no serviço público, terceirização e greve. Os principais indicadores de impacto no trabalho foram: desmotivação para com o trabalho, desejo de abandonar a função de gestor e dificuldade de lembrar fatos recentes relacionados ao trabalho. Quanto aos mecanismos de regulação, os gestores citaram: utilização da experiência pessoal na solução de dificuldades no trabalho, possibilidade de gozar as férias regularmente e descanso nos feriados e em finais de semana.
Palavras-chave: Estresse Ocupacional. Gestores Públicos. Instituição Pública de Ensino.

Abstract: This study aimed to analyze and describe the manifestations of stress at the work environment of managers of strategic and coordination level who act in units of the Federal Institution of Minas Gerais (IFMG), as also its intercurrences in their perception. The research was descriptive, with a quantitative and qualitative approach. The method used was the case study. A total of 196 managers were surveyed, which corresponds to 65.5% of IFMG managers in the quantitative stage. In the qualitative approach, 13 semi-structured interviews were carried out and analyzed using a content analysis technique. The questionnaire adhering to the Explanation of Stress Theoretical Model (MTEG), developed and validated by Zille (2005), was adapted for this study and used as a data collection instrument. The Excel and SPSS – Statistical Package for Social Sciences softwares were used for processing the data, which were analyzed based on descriptive statistics, uni and bivariate. As for demographic and occupational variables, the results showed that most managers are male, age ranged from 24 to 59 years and are married. Quantitative results showed that 62.8% of surveyed managers complained of occupational stress frame, and 42.3% mild/moderate stress, 17.9% showed intense stress and 2.6% very intense stress. The study revealed that the most frequent symptoms were: anxiety, muscular neck and shoulder pain, fatigue, severe nervousness, anguish and irritability. Qualitative analysis confirmed the symptoms identified in the quantitative analysis and added the gnashing of teeth. The main sources of tension at work were found to carry out several activities at once, overloaded by the use of technology, execution of complex work, many and tight deadlines, excessive workload exceeding the levels of managers. The qualitative analysis confirmed the accomplishment of several activities at the same time was the most recurrent indicator, in addition to the following events: servers without compromise and delays in work processes. The main sources of tension of the individual were thinking and/or performing two or more activities at the same time, leading life in a much too rushed manner, not being able to switch off from work, having a day much taken by a number of assumed commitments. The main sources of tension deriving from manager functions were: knowing what is quality of life and its importance and not having time to practice these concepts, experience conflicts due to an innovative posture and endowed with autonomy and be subjected to the rules of the institution and live with situations of excessive tension inherent in human relationships at work. In the qualitative stage other sources of tensions were identified, the main of them being: policy in the public service, outsourcing and strikes. The primary indicators of impact at work were: lack of motivation for the service provided by them, desire to leave the manager function and difficulty of remembering recent events related to work. As for the regulatory mechanisms, managers use personal experience to solve problems at work, the possibility of enjoying the holidays regularly and rest on holidays and weekends.
Keywords: Occupational Stress. Public Managers. Institution of Public Education

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINAMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Problema de Pesquisa: “Quais são as manifestações de estresse no trabalho e suas intercorrências na percepção dos gestores de uma instituição pública federal de ensino do estado de Minas Gerais?”

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Luciano Pereira Zille

Prof.ª Dr.ª Eliane Bragança de Matos – Docente

Prof. Dr. Reginaldo de Jesus Carvalho Lima – Participante Externo

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