Autor: ARTHUR LEITE DE ARAUJO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  07/07/2011

RESUMO Este estudo teve por objetivo geral analisar como se encontram configuradas as variáveis de estresse ocupacional e burnout de professores de um curso de graduação em enfermagem em uma instituição privada localizada em Belo Horizonte (MG). O referencial teórico abordou conceitos de estresse ocupacional, de síndrome de burnout e o trabalho do professor e do professor universitário, em especial. A pesquisa empírica caracterizou-se por ser descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, nos moldes de estudo de caso. As unidades de análise e de observação foram os professores do referido curso, selecionados por acessibilidade após a aprovação da pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa da instituição (Protocolo 013/2010). Ao todo, foram coletados 27 questionários; seus dados foram tratados nos moldes estatísticos uni e bivariado, com o auxílio de planilhas eletrônicas. Na segunda fase de coleta de dados, foram realizadas 12 entrevistas com os sujeitos; seus dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Após a apresentação dos dados demográficos dos professores abordados em cada fase da pesquisa, procedeu-se à descrição e análise dos mesmos. Quanto ao estresse ocupacional, acredita-se que seus níveis devem ser maiores que os apurados por meio dos questionários, já que os docentes utilizam uma vasta gama de estratégias de combate e defesa contra o estresse ocupacional, além de se sentirem pressionados e insatisfeitos com a maior parte dos indicativos contemplados no modelo teórico abordado, mesmo tendo se apresentado como menos propensos ao estresse e com níveis de saúde física e mental considerados satisfatórios. Os dados dos entrevistados contribuíram para essa análise, já que foram relatadas outras estratégias de combate, como a utilização de exercícios físicos destinadas a esse fim – o que espelhou o único resultado significativo dos testes de comparação de médias -, além de diversos hobbies e passatempos. Nos relatos também foi possível identificar sintomas físicos e mentais de estresse, tendo sido verbalizados o cansaço, a sobrecarga, utilização de medicamentos e processos de adoecimento. Diretamente conectada a esses sintomas, como apresentado no modelo-síntese adotado para fins dessa pesquisa, a exaustão emocional, ponto de tangência entre os construtos envolvidos, também foi exacerbada em ambas as fases da pesquisa, considerando-se, ainda, o cansaço psíquico e os conflitos interpessoais explicitados pelos entrevistados. No entanto, o burnout parece estar “controlado” para a maior parte dos abordados, já que os níveis de despersonalização se mostraram reduzidos e a realização pessoal e profissional elevados. A maior parte dos testes de correlação efetuados a partir dos dados oriundos dos questionários exibiu resultados significativos, mas carecem de aprofundamento com vistas à consolidação do modelo-síntese utilizado. Deste modo, a triangulação metodológica efetivada foi fundamental para ratificar os dados e, também, identificar pontos de divergência que merecem aprofundamento, além de propiciar uma integração entre os construtos escassamente efetivada no campo dos estudos comportamentais no país. Diante dos achados e das limitações da pesquisa, foram delineadas sugestões para pesquisas futuras, para a instituição e os professores abordados.

Palavras-chave: Estresse ocupacional. Burnout. Professor. Instituição de ensino superior.

ABSTRACT This study aims to analyze how are set the variables for occupational stress and burnout of teachers of a nursing graduate course in a private institution located in Belo Horizonte, Brazil. The theoretical references concepts discussed occupational stress, burnout syndrome and the work of teacher and university professor in particular. The empirical research characterized by being descriptive with quantitative and qualitative approach, similar to the case study. The units of analysis and observation were the teachers of this course, selected by accessibility after approval by the Ethics Committee in Research of the institution. There were 27 surveys collected, their data were treated in the univariate and bivariate statistical patterns with the help of spreadsheets. In the second phase of data collection, 12 interviews were conducted with the subjects; their data were submitted to content analysis technique. After the presentation of the demographic data of the teachers addressed in each phase of the research, we proceeded to its description and analysis. About the occupational stress, it is believed that their levels should be higher than those calculated through the surveys, as teachers use a wide range of strategies for fighting and defend against the occupational stress, also feeling pressured and unhappy about most of the indicators included in the theoretical model discussed, even though they appear to be less prone to stress and with satisfactory levels of physical and mental health. The respondent’s data contributed for this analysis as they reported other strategies to fight stress, like physical exercises designed for this purpose – which reflected the only significant result of the comparison tests of means – in addition to various hobbies and entertainments. In the reports was also possible to identify physical and mental symptoms of stress, being verbalized fatigue, overloading, use of medications and disease processes. Directly connected to these symptoms, as shown in the model- synthesis adopted for this research, the emotional exhaustion, meeting point between the constructs involved, was also exacerbated in both phases of research, also considering mental fatigue and interpersonal conflicts indicated by the interviewers. However, the burnout syndrome seems to be «controlled» for the most of the interviewed teachers, as the levels of depersonalization seem reduced and the personal and professional achievements were high. Most correlation tests made from the data from the surveys showed significant results, but lack depth considering the consolidating the model- synthesis used. Thus, the methodological triangulation carried was fundamental to ratify the data and also to identify points of divergence that deserve further studies, in addition to provide integration between the constructs poorly effective in the field of behavioral studies in the country. Given the findings and limitations of research, we outlined suggestions for future researches for the institution and teachers addressed.

Keywords: Occupational Stress. Burnout Syndrome. Teacher. Higher Education Institution.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações 

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Aleixiana Maria Lopes Andalécio – Docente

Prof.ª Dr.ª Marilia Alves  – Participante externo

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