Mestrando(a): MÔNICA PIRES DOS SANTOS

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

A educação superior é considerada uma qualificação importante para a vida profissional. Para gerar um diferencial próprio perante os concorrentes no mercado de trabalho, os futuros profissionais buscam no diploma de curso superior a sua almejada chance de disputar uma boa colocação. Em resposta a essa demanda, várias faculdades que oferecem serviços educacionais para esse público utilizam em seus discursos publicitários atributos que as posicionem positivamente na mente dos estudantes e as coloquem em posição de escolha perante as demais concorrentes. Neste estudo, procurou-se conhecer os atributos divulgados pelas faculdades, assim como a percepção de estudantes de comunicação e profissionais de marketing sobre as estratégias utilizadas para tal posicionamento, por meio da mídia exterior outdoor no mercado de Belo Horizonte, para a campanha de vestibular do primeiro semestre em 2009. Para tanto, foram realizadas análises de conteúdo em placas de outdoor de faculdades que divulgaram as suas campanhas nos corredores de trânsito de Belo Horizonte no primeiro semestre de 2009, com a finalidade de identificar as estratégias discursivas ali desenvolvidas. Foram realizadas também pesquisas de investigação social, com técnica de grupo focal como entrevista em grupo, em estudantes de comunicação e em profissionais da área de marketing. Concluiu-se que as maneiras como os estudantes de comunicação e os profissionais analisaram o material divulgado pelas faculdades é semelhante, passando por um juízo crítico e interessado em resultados. Todos analisaram o posicionamento publicitário das IES e o seu desempenho na mídia, apontando como questionáveis os resultados efetivos de matrículas impulsionadas apenas pelas campanhas, embora concordassem com a validade da presença das instituições na mídia, e reafirmando que muitas matrículas se dão por indicações ou impressões sobre as IES anteriores à divulgação da peças.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. Vera Lucia Cançado Lima. Convidado 2 (Faculdade Novos Horizontes)
Mestrando(a): MÔNICA PIRES DOS SANTOS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade