Autor: LOURIVAL BRASIL JUNIOR

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/08/2009

RESUMO O futebol È um esporte que mobiliza um grande volume de pessoas, mundialmente. Portanto È um mercado bastante competitivo. As organizaÁıes esportivas se depararam com a necessidade de buscar novas formas de investimentos. As parcerias entre empresas investidoras e clubes que se verificaram no Brasil nos ˙ltimos tempos sinalizam a necessidade de novas perspectivas de gest„o para o negÛcio futebol. Essa nova gest„o tem gerado um posicionamento estratÈgico das organizaÁıes industriais, das federaÁıes de futebol e dos clubes diante da evoluÁ„o do negÛcio futebol. Este estudo tem como tema principal o marketing esportivo. Seu objetivo consiste em analisar as estratÈgias de marketing esportivo utilizadas por dois clubes da Capital mineira, Clube AtlÈtico Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube, em termos de seus principais resultados. Utilizando-se da tipologia denominada ìestudo de caso comparativoî, a pesquisa È de car·ter qualitativo, realizando uma coleta de dados por meio de entrevistas com os diretores de marketing e gerentes de lojas dos clubes. Entender a percepÁ„o e os avanÁos com relaÁ„o aos negÛcios esportivos È basilar para melhorar as relaÁıes entre clubes, entidades administrativas, torcedores, veÌculos de comunicaÁ„o e investidores/patrocinadores. ApÛs a apresentaÁ„o e discuss„o dos resultados, considerou-se que o marketing esportivo È necess·rio e fundamental para a gest„o do clube, bem como para a conquista de credibilidade perante os parceiros, e, tambÈm, que a harmonia interna com os demais setores È um dos pilares para gerar resultados positivos. Observou-se tambÈm que no Cruzeiro Esporte Clube o Departamento de Marketing tem forte atuaÁ„o no sentido de alavancar os negÛcios do clube, enquanto no Clube AtlÈtico Mineiro n„o se evidenciou a presenÁa de um Departamento de Marketing ativo que pudesse agregar valor ao clube. Os dois clubes revelaram que a uni„o dos atores do esporte leva ao fortalecimento do estado no cen·rio esportivo nacional, sendo importante a uni„o de concorrentes no campo para se transformarem em parceiros no esporte.

Palavras-chave: EstratÈgias no futebol. Marketing. Marketing esportivo

 

ABSTRACT Football is a sport that attracts a large volume of people worldwide, so it is a very competitive market with sports organizations that have encountered the need to seek new forms of investment. Partnerships between companies and investors clubs, which occurred in Brazil in recent times, indicate the need for new perspectives to the business of football management. This new management has created a strategic positioning of the industry organizations, the football federations and clubs against the development of business-football. Thus the present study had as main theme of the sports marketing. It aims to analyze the marketing strategies used by two teams sporting capital of Minas Gerais: Clube AtlÈtico Mineiro and Cruzeiro Esporte Clube, and its main results. The methodological approach employs case studies and a comparative strategy, within a qualitative research. Considering the objectives outlined, data was collected through interviews recorded and transcribed with key leaders and business managers of two professional football clubs in Belo Horizonte. We chose to search the sports scenario focusing on the «football» because it means that sport has greater visibility nationally and internationally. Understanding the perception and progress with respect to the business sport is fundamental to improve relations between clubs, administrative entities, fans, car communication and investors / sponsors. After the presentation and analysis of he researchís results it was considered that the sports marketing is necessary and essential to the management of the club as well as to win credibility with the partners. Also we find out that the harmony within the club with the other sectors is one of the pillars to generate positive results for the club

Keywords: Strategies in football. Marketing. Marketing Sportive

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Cristina Fernandes de Muyler – Docente

Prof. Dr. Mauro Calixto Tavares   – Participante externo

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